Neste relato, são analisadas avaliações de monitoramento da Educaçãoo em Montes Claros entre os anos de 2023 e 2024, centrada em habilidades operatórias realizadas na Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza no âmbito do PIBID. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, na qual a quantidade de acertos das questões dessa avaliação é organizada em planilhas e transformada em dados percentuais. Foi constatado um aumento nos percentuais de acertos em todas as habilidades operatórias. Os acertos em subtração aumentaram de 23,4% para 43,8%, em divisão de 36,4% para 45,3%, em potenciação de 22,4% para 43%, em radiciação de 23,4% para 40,6% e em adição de 6,5% para 36,7%. O estudo permitiu que a análise dos resultados dessa avaliação destacasse tanto as melhorias quanto os desafios que necessitam de atenção. No entanto, a continuidade do baixo desempenho em algumas áreas sugere que as estratégias de ensino ainda precisam ser refinadas e orientadas para as necessidades específicas dos estudantes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)