INTEGRAÇÃO CURRICULAR ENTRE A BIOLOGIA E A MATEMÁTICA

  • Autor
  • Jerlane Nascimento Moura
  • Co-autores
  • Ana Paula Perovano
  • Resumo
  •  

    Apresentamos um recorte de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre a integração curricular entre a Biologia e a Matemática. A relevância da integração curricular tem sido pauta de discussão, pois estudos apontam que o processo de ensino e de aprendizagem torna-se mais significativo quando o conhecimento é construído sob uma abordagem interdisciplinar (Becker; Thiesen, 2021). Tal integração visa diminuir a fragmentação disciplinar e incorporar múltiplas linguagens na construção do conhecimento, para alcançar a interdisciplinaridade (Araújo; Frigotto, 2015). Nesse contexto, esta pesquisa se preocupa em analisar a abordagem interdisciplinar entre a Biologia e a Matemática em livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas em Diálogo com a Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2021. Observa-se que os conteúdos desses livros transpassam suas áreas centrais, permitindo identificar tópicos que se articulam com a Biologia, fomentando o diálogo entre áreas do conhecimento. Os livros didáticos apresentam relevância no processo de integração curricular, pois por atuarem como organizadores curriculares expressam conhecimentos, culturas, experiências e orientam o trabalho docente. Isso, portanto, transcende o ensino disciplinar e exprime a necessidade de que o livro didático seja produzido numa perspectiva integrada (Diaz, 2011). A pesquisa possui abordagem qualitativa (Minayo, 2017) com delineamento da análise documental e empregará entrevistas semiestruturadas com alguns docentes da cidade de Vitória da Conquista que atuam na rede pública de ensino. Com isso, almejamos trazer reflexões aos professores em relação às potencialidades que os livros analisados apresentam. Com a abordagem integrada, esses livros podem instigar um (re)pensar as práticas docentes buscando superar a compartimentação histórica dos conhecimentos divididos em disciplinas.

  • Palavras-chave
  • Integração Curricular, Biologia, Matemática
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)