Apresentamos um recorte de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre a integração curricular entre a Biologia e a Matemática. A relevância da integração curricular tem sido pauta de discussão, pois estudos apontam que o processo de ensino e de aprendizagem torna-se mais significativo quando o conhecimento é construído sob uma abordagem interdisciplinar (Becker; Thiesen, 2021). Tal integração visa diminuir a fragmentação disciplinar e incorporar múltiplas linguagens na construção do conhecimento, para alcançar a interdisciplinaridade (Araújo; Frigotto, 2015). Nesse contexto, esta pesquisa se preocupa em analisar a abordagem interdisciplinar entre a Biologia e a Matemática em livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas em Diálogo com a Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2021. Observa-se que os conteúdos desses livros transpassam suas áreas centrais, permitindo identificar tópicos que se articulam com a Biologia, fomentando o diálogo entre áreas do conhecimento. Os livros didáticos apresentam relevância no processo de integração curricular, pois por atuarem como organizadores curriculares expressam conhecimentos, culturas, experiências e orientam o trabalho docente. Isso, portanto, transcende o ensino disciplinar e exprime a necessidade de que o livro didático seja produzido numa perspectiva integrada (Diaz, 2011). A pesquisa possui abordagem qualitativa (Minayo, 2017) com delineamento da análise documental e empregará entrevistas semiestruturadas com alguns docentes da cidade de Vitória da Conquista que atuam na rede pública de ensino. Com isso, almejamos trazer reflexões aos professores em relação às potencialidades que os livros analisados apresentam. Com a abordagem integrada, esses livros podem instigar um (re)pensar as práticas docentes buscando superar a compartimentação histórica dos conhecimentos divididos em disciplinas.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)