ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: SEM PERDER SUAS ESPECIFICIDADES

  • Autor
  • Mônica Maria Mendes
  • Co-autores
  • Marcilene Rodrigues Pereira , Cecidia Barreto Almeida
  • Resumo
  • O presente trabalho apresenta uma revisão de estudos bibliográficos realizados nas aulas da disciplina Alfabetização e Letramento I cursada no 4º período do Curso de Pedagogia, do Campus de Brasília de Minas. Nosso objetivo foi analisar e discutir a importância de alfabetizar e letrar, simultaneamente, uma vez que um não é pré-requisito do outro. A alfabetização na perspectiva do letramento consiste em ensinar a ler e escrever no contexto de práticas sociais de leitura e escrita.

  • Palavras-chave
  • Letramento, Alfabetização, Ensino.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)