Resumo Simples
Este trabalho busca refletir e analisar textos e práticas contemporâneas sobre temas ecofriendly presentes em materiais didáticos de língua inglesa dos anos finais do ensino fundamental II. De acordo com a Unesco e o Mahatma Gandhi Institute of Education for Peace and Sustainable Development (2017, p.158) a linguagem é uma ferramenta poderosa para a criação de um mundo melhor. Nesta mesma perspectiva, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) preconiza que o ensino de línguas e suas tecnologias esteja cada vez mais sintonizado ao desenvolvimento social, de cidadania e humano dos aprendizes. Desta maneira, os materiais didáticos disponíveis nas aulas de língua inglesa devem ser instrumentos transformadores e colaboradores para práticas educativas em letramento crítico ecológico e sustentável. Neste sentido, esta pesquisa propõe evidenciar como temas ecofriendly estão apresentados em textos e atividades de dois materiais didáticos da coleção Go biligual language dimension (2021) das séries finais do ensino fundamental II. A fundamentação teórica para realizar análises e discussões acerca de letramento crítico no ensino de linguagens, de leitura para cidadania e práticas sociais contemporâneas está em Rojo (2009; 2012; 2015). As discussões sobre ensino de línguas conectado a sustentabilidade, coletividade e meio ambiente estão apoiadas em Silva (2021) e, em Krenak (2020; 2022) apresenta-se argumentos e possibilidades para práticas sustentáveis, mais justas e ecológicas para vida humana.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)