LETRAMENTO CRÍTICO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS EDUCATIVAS ECOFRIENDLY

  • Autor
  • Thais Rios de Aguiar
  • Resumo
  • Resumo Simples

     

    Este trabalho busca refletir e analisar textos e práticas contemporâneas sobre temas ecofriendly presentes em materiais didáticos de língua inglesa dos anos finais do ensino fundamental II. De acordo com a Unesco e o Mahatma Gandhi Institute of Education for Peace and Sustainable Development (2017, p.158) a linguagem é uma ferramenta poderosa para a criação de um mundo melhor. Nesta mesma perspectiva, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) preconiza que o ensino de línguas e suas tecnologias esteja cada vez mais sintonizado ao desenvolvimento social, de cidadania e humano dos aprendizes. Desta maneira, os materiais didáticos disponíveis nas aulas de língua inglesa devem ser instrumentos transformadores e colaboradores para práticas educativas em letramento crítico ecológico e sustentável. Neste sentido, esta pesquisa propõe evidenciar como temas ecofriendly estão apresentados em textos e atividades de dois materiais didáticos da coleção Go biligual language dimension (2021) das séries finais do ensino fundamental II. A fundamentação teórica  para realizar análises e discussões acerca de letramento crítico no ensino de linguagens, de leitura para cidadania e práticas sociais contemporâneas está em Rojo (2009; 2012; 2015). As discussões sobre ensino de línguas conectado a sustentabilidade, coletividade e meio ambiente estão apoiadas em Silva (2021) e, em Krenak (2020; 2022) apresenta-se argumentos e possibilidades para práticas sustentáveis, mais justas e ecológicas para vida humana. 

  • Palavras-chave
  • Letramento. Ecofriendly. Livro didático.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)