Resumo Simples
O trabalho em curso tem como problemática o trato pedagógico da diversidade na educação escolar e objetiva analisar a aplicação das Leis 10.639/03, 11.645/08,14.164/21 e Parecer CNE/CP Nº 8/2012, que versam sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena, do combate à violência contra a mulher, bem como de diretrizes para a educação em direitos humanos. O estudo mostra-se relevante no sentido de contribuir com a construção de estratégias de ensino-aprendizagem para uma formação atravessada por questões étnico-raciais e de gênero na educação básica. Partimos da hipótese que existem dificuldades dos docentes para pesquisar, planejar e realizar a abordagem destas questões em sala de aula, entre as quais a insegurança e escassez de tempo. Do ponto de vista metodológico o estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação e envolve, como procedimentos técnicos, o estudo bibliográfico e a realização de entrevistas coletivas e oficinas com professores e estudantes do ensino médio da E. E. Prof. Plínio Ribeiro, escola localizada em Montes Claros-MG e com registro de maior número de alunos matriculados da cidade. O estudo se pauta em perspectivas que valorizam o protagonismo estudantil, a educação dialógica e a realidade social dos estudantes (Freire, 2021; hooks, 2017). Dados parciais revelam que a abordagem da legislação pesquisada não ganha a prioridade que o conteúdo destas normas deveria ganhar no cotidiano das escolas. (Gomes et al, 2012; Horácio, 2022; Maia, 2020; Nascimento, Amorim e Silva, 2019).
Referências
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
GOMES, N. L. (Org.).Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Brasília : MEC; Unesco, 2012.
hooks, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
HORÁCIO, H. H. Literatura Indígena e Regimes de Conhecimento: indissociabilidade, diversidade, diferença, Lei 11.645/2008 e a “educação territorializada” Xakriabá. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 262-278, 2022.
MAIA, C. J. Uma pandemia de longa duração: violência de gênero contra mulheres. Revista Mosaico, v. 13, p. 219-231, 2020.
NASCIMENTO, R.B.; AMORIM, M.M.T; SILVA, E.C.R. Combatendo estereótipos de gênero e sexualidade na escola básica: reflexões sobre currículo e formação de professores a partir de um relato de experiência. In: SILVA, F. T.; MACHADO, L.C. (Org.). Currículo, narrativas e diversidade. Curitiba: Appris,2019, p.73-88.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)