PROJETO “DIA DOS POVOS INDÍGENAS: DESCONTRUINDO ESTEREÓTIPOS” COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

  • Autor
  • Luziete Alves Paiva
  • Co-autores
  • Vania Maria Siqueira Alves
  • Resumo
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    Resumo – Relato de Experiência

    Este trabalho trata-se de um relato de experiência de aplicação de projeto sobre os povos indígenas na contemporaneidade ocorrido durante a realização do estágio curricular supervisionado em turmas do Ensino Médio.

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    O Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril foi criada em 1943 com a nomenclatura “Dia do índio”, e modificada em 2022 para "Dia dos Povos Indígenas”.  A temática indígena e atividades alusivas ao Dia dos Povos Indígenas sempre estiveram presentes na escola. No entanto, o estudo sobre a diversidade e realidade desses povos é recente nas práticas educativas, constituindo-se ainda em estratégia para cumprimento da Lei 11.645/2008 que altera a Lei no 9.394/96, modificada pela Lei no 10.639,/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial. Levando-se conta os aspectos apontados acima, foi elaborado e executado durante a realização do estágio em História em turmas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de São Francisco, MG um projeto de intervenção pedagógica sobre os povos indígenas denominado “Dia dos Povos Indígenas: desconstruindo estereótipos”. Foram desenvolvidos estudos em sala aula, palestra, jogos lúdicos, exibição de cinema indígena, debates e exposição cultural.

    Problema norteador e objetivos

    Entre os objetivos do estudo está o de investigar os possíveis estereótipos e preconceitos dos estudantes sobre os povos indígenas e o desenvolvimento de atividades em uma perspectiva intercultural (CANDAU, 2013) e, por fim, constatar os impactos do trabalho sobre as concepções dos estudantes.  

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Para realização do estudo utilizou-se a  observação participante (MARCONI, LAKATOS, 2003), que consiste na participação real do pesquisador com a comunidade ou grupo.

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    O trabalho com projetos, além de oportunizar que os estudantes sejam sujeitos do seu processo de aprendizagem, permite ainda ao docente, deixar de ser um transmissor do conhecimento, para ser um mediador do processo ensino-aprendizagem (ZABALA, 1998). Lidar com as identidades e diferenças em sala de aula requer definição de determinadas metas  e estratégias   (MOREIRA, CÂMARA, 2013).

    Resultados da prática

    A recepção dos estudantes na perspectiva proposta para a temática indígena foi bastante positiva. Na sondagem sobre a temática, foi percebida a presença de alguns estereótipos sobre os povos indígenas. A partir das atividades desenvolvidas, buscou-se a desconstrução da concepção de singularidade, de um único povo e congelado no tempo, enfocando a educação para a diversidade e em perspectiva intercultural.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    O projeto desenvolvido relaciona-se com a pesquisa em Educação e o eixo temático do COPED, Educação e Diversidade, por propor uma abordagem de perspectiva intercultural em relação a temática indígena, focando diversidade indígena existente no Brasil.

    Considerações finais

    A execução do projeto mostrou-se como uma ação bastante promissora para a para a sensibilização e conscientização dos estudantes e superação de visões estereotipadas e preconceituosas sobre os povos indígenas e para instigar o diálogo entre as diferenças.

    Referências

    CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. MOREIRA, Antônio Flavio. CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 10ª edição. Editora Vozes: Petrópolis, RJ, 2013, p. 13 – 37.

    MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.

    MOREIRA, Antônio Flavio. CÂMAA, Michelle Januário. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. MOREIRA, Antônio Flavio. CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 10ª edição. Editora Vozes: Petrópolis, RJ, 2013, p. 38– 66.

    ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar / Antoni Zaba- la; tradução Ernani F. da F. Rosa -- Porto AlegreArtmed1998

     

  • Palavras-chave
  • Projeto; povos indígenas; educação; diversidade.
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  • Educação e Diversidade
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

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Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

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Financiamento

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