TIPOS DE CONTEÚDOS INCORPORADOS A INDICATIVOS DE JOGOS EM MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA

  • Autor
  • Bianca de Souza França Durães
  • Co-autores
  • Gilberto Januário
  • Resumo
  • O trabalho é recorte de uma pesquisa maior que tem como tema o indicativo de jogos em materiais curriculares de Matemática. O estudo é desenvolvido no Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM). O recorte se orienta pelo objetivo de analisar o tipo de conteúdo no indicativo de jogos em materiais curriculares. A coleta de dados se deu a partir da seleção de Manuais do Professor de cinco coleções de materiais avaliados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2024. Em 20 volumes de materiais do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, foram mapeados 16 indicativos de jogos, os quais foram lidos e identificado o tipo de conteúdo incorporado. O referencial teórico remete à tipologia de conteúdos — conceitual, procedimental e atitudinal — que envolve a compreensão de conceitos, o desenvolvimento de habilidades e a formação de valores e atitudes. Na análise dos indicativos de jogos, observamos que os conteúdos procedimentais são os mais presentes, o que pode indicar uma ênfase na aplicação prática de conceitos matemáticos e no desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Em contraste, os conteúdos conceituais aparecem em menor quantidade, sugerindo uma ausência de ênfase de abordagem que privilegie a formação de conceitos e percepção de relações e propriedades. Conteúdos atitudinais também são evidenciados, porém, em menor quantidade; embora haja consideração dos aspectos atitudinais, a ênfase recai em habilidades práticas. Da análise feita, consideramos ser essencial planejar, com intencionalidade e considerando os objetivos de ensino, as práticas de ensino com jogos nas aulas de Matemática, criando oportunidades para que os estudantes possam construir aprendizagens com sentido e significado. Isso implica considerar a pertinência de os Manuais do Professor de materiais curriculares explicitarem as fragilidades e potencialidades do uso de jogos como recursos para educar matematicamente, bem como a necessidade de haver abordagem homogênea dos tipos de conteúdos incorporados aos jogos.

  • Palavras-chave
  • Ludicidade. Materiais Curriculares. Jogos de Matemática.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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