O trabalho é recorte de uma pesquisa maior que tem como tema o indicativo de jogos em materiais curriculares de Matemática. O estudo é desenvolvido no Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM). O recorte se orienta pelo objetivo de analisar o tipo de conteúdo no indicativo de jogos em materiais curriculares. A coleta de dados se deu a partir da seleção de Manuais do Professor de cinco coleções de materiais avaliados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2024. Em 20 volumes de materiais do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, foram mapeados 16 indicativos de jogos, os quais foram lidos e identificado o tipo de conteúdo incorporado. O referencial teórico remete à tipologia de conteúdos — conceitual, procedimental e atitudinal — que envolve a compreensão de conceitos, o desenvolvimento de habilidades e a formação de valores e atitudes. Na análise dos indicativos de jogos, observamos que os conteúdos procedimentais são os mais presentes, o que pode indicar uma ênfase na aplicação prática de conceitos matemáticos e no desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Em contraste, os conteúdos conceituais aparecem em menor quantidade, sugerindo uma ausência de ênfase de abordagem que privilegie a formação de conceitos e percepção de relações e propriedades. Conteúdos atitudinais também são evidenciados, porém, em menor quantidade; embora haja consideração dos aspectos atitudinais, a ênfase recai em habilidades práticas. Da análise feita, consideramos ser essencial planejar, com intencionalidade e considerando os objetivos de ensino, as práticas de ensino com jogos nas aulas de Matemática, criando oportunidades para que os estudantes possam construir aprendizagens com sentido e significado. Isso implica considerar a pertinência de os Manuais do Professor de materiais curriculares explicitarem as fragilidades e potencialidades do uso de jogos como recursos para educar matematicamente, bem como a necessidade de haver abordagem homogênea dos tipos de conteúdos incorporados aos jogos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)