REFLETINDO ACERCA DAS RAZÕES POR TRÁS DA AVERSÃO À MATEMÁTICA

  • Autor
  • Rafael Figueiredo Zuba
  • Co-autores
  • Rieuse Lopes Pinto
  • Resumo
  • Resumo Simples:

    Este estudo busca fazer uma reflexão acerca da aversão que muitos estudantes têm em relação à Matemática. A disciplina Matemática é fundamental em várias esferas da vida cotidiana e profissional. No entanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades significativas em compreendê-la de forma satisfatória, o que pode causar uma aversão a esta disciplina. De acordo com a teoria Freudiana citada em Reis (2005), se uma atividade não agrada a um indivíduo, ou se o indivíduo não sente bem-estar físico ou mental ao executar essa atividade, ele naturalmente e instintivamente irá recusá-la ou rejeitá-la. A preocupação com essa aversão motivou a pesquisa, que visa analisar diferentes perspectivas e abordagens encontradas na literatura acadêmica sobre o tema. O objetivo é identificar os principais fatores que contribuem para a aversão à Matemática. A partir de um levantamento bibliográfico utilizando bases de dados acadêmicas, foram selecionados e analisados dez trabalhos que abordam diretamente a questão da aversão à Matemática. A análise dos dados revelou que diferentes estudos identificaram obstáculos significativos que dificultam a aprendizagem da Matemática, destacando a importância da contextualização do conteúdo matemático no cotidiano dos estudantes. Silva (2016) destaca que, em muitos casos, o meio cria uma expectativa, um medo em relação à Matemática escolar, e por consequência os estudantes acabam desenvolvendo um bloqueio mental com relação a tudo que está associado à disciplina. Além disso, foi evidenciada a necessidade de abordagens pedagógicas inovadoras, que vão além dos métodos tradicionais de ensino e do papel fundamental dos professores no estabelecimento de um ambiente de aprendizagem que promova a construção do conhecimento. O estudo está em fase de desenvolvimento. Os resultados parciais indicam que a aversão à Matemática pode ser causada por diversos fatores, como falta de compreensão dos conceitos, influências do ambiente e ansiedade em relação à resolução dos desafios matemáticos apresentados. Desta forma, propõe-se uma abordagem metodológica de ensino que incorpore modificações na prática pedagógica, fomentando uma cultura de aprendizagem mais ativa por parte do estudante e a participação da família no processo educacional. Este estudo contribui para a compreensão das razões subjacentes à aversão à Matemática e sugere estratégias para mitigar esse obstáculo, potencialmente ampliando as oportunidades de aprendizado e promovendo o sucesso acadêmico dos estudantes.

  • Palavras-chave
  • Aversão à Matemática; Processos de Ensino e de Aprendizagem de Matemática.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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