Resumo Simples:
Este estudo busca fazer uma reflexão acerca da aversão que muitos estudantes têm em relação à Matemática. A disciplina Matemática é fundamental em várias esferas da vida cotidiana e profissional. No entanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades significativas em compreendê-la de forma satisfatória, o que pode causar uma aversão a esta disciplina. De acordo com a teoria Freudiana citada em Reis (2005), se uma atividade não agrada a um indivíduo, ou se o indivíduo não sente bem-estar físico ou mental ao executar essa atividade, ele naturalmente e instintivamente irá recusá-la ou rejeitá-la. A preocupação com essa aversão motivou a pesquisa, que visa analisar diferentes perspectivas e abordagens encontradas na literatura acadêmica sobre o tema. O objetivo é identificar os principais fatores que contribuem para a aversão à Matemática. A partir de um levantamento bibliográfico utilizando bases de dados acadêmicas, foram selecionados e analisados dez trabalhos que abordam diretamente a questão da aversão à Matemática. A análise dos dados revelou que diferentes estudos identificaram obstáculos significativos que dificultam a aprendizagem da Matemática, destacando a importância da contextualização do conteúdo matemático no cotidiano dos estudantes. Silva (2016) destaca que, em muitos casos, o meio cria uma expectativa, um medo em relação à Matemática escolar, e por consequência os estudantes acabam desenvolvendo um bloqueio mental com relação a tudo que está associado à disciplina. Além disso, foi evidenciada a necessidade de abordagens pedagógicas inovadoras, que vão além dos métodos tradicionais de ensino e do papel fundamental dos professores no estabelecimento de um ambiente de aprendizagem que promova a construção do conhecimento. O estudo está em fase de desenvolvimento. Os resultados parciais indicam que a aversão à Matemática pode ser causada por diversos fatores, como falta de compreensão dos conceitos, influências do ambiente e ansiedade em relação à resolução dos desafios matemáticos apresentados. Desta forma, propõe-se uma abordagem metodológica de ensino que incorpore modificações na prática pedagógica, fomentando uma cultura de aprendizagem mais ativa por parte do estudante e a participação da família no processo educacional. Este estudo contribui para a compreensão das razões subjacentes à aversão à Matemática e sugere estratégias para mitigar esse obstáculo, potencialmente ampliando as oportunidades de aprendizado e promovendo o sucesso acadêmico dos estudantes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)