A ESCOLA COMO ESPAÇO DE TRANSCENDÊNCIA: INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO
Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Wordwall
Resumo – Relato de Experiência
O presente trabalho apresenta o relato de experiência de ensino da Matemática com Tecnologias Digitais (TD). Para desenvolvê-la utilizamos a plataforma Wordwall, por apresentar possibilidades de criação de conteúdos digitais, dentre várias atividades de forma personalizada, potencializando o processo de ensino e aprendizagem, dinamizando as aulas como forma de despertar a atenção dos alunos.
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Nota-se, que as TD, não somente, melhora o ensino e aprendizagem, mas interage nas atitudes comportamentais do aluno. Sem dúvida é na escola que o aluno, a família procura apoiar-se para uma educação formal, no qual o professor na sua formação continuada faz a Escola como Espaço de Transcendência: Integrando Tecnologias Digitais para Potencializar o Ensino. Fez-se necessário o uso de TD, em aulas na Escola Estadual Coronel Francisco Ribeiro, proporcionando alternativas na intervenção pedagógica.
Problema norteador e objetivos
No ano letivo 2024, o primeiro autor desse trabalho deparou com uma turma de 8º ano com notável desinteresse e indisciplina, inclusive ficando acordado não usar o livro didático. Instruíram os professores a construírem sequências didáticas dos conteúdos curriculares. Não obstante, isso foi insuficiente.
Que preparação e conhecimento o professor precisa para contribuir efetivamente para a apropriação do conteúdo ministrado em sala de aula?
Portanto, busca-se investigar a percepção dos estudantes e professor de Matemática sobre a relação entre o uso de objeto digital de aprendizagem (ODA) e a motivação para aprender. E, ao mesmo tempo, preparar e conhecer recursos tecnológicos digitais como alternativa na intervenção pedagógica.
Estratégias metodológicas
Surpreendentemente, eu já conhecia o Wordwall, por intermédio da minha formação continuada do programa de pós-graduação em Educação. Com efeito, ele passa a fazer parte na elaboração das atividades, compartilhadas por link ou QR Code, e-mail e senha criados para essa finalidade, disponíveis no quadro de avisos.
Entretanto, o Worwall dá a opção de criar, editar as atividades, acompanhar os resultados, bem como exibi-los graficamente, (Fig.1) e (Fig.2). Masschelein e Simons (2017, p. 61) consideram que os procedimentos ou tecnologias de memorização podem desempenhar um aspecto formativo, pois tais práticas estimulam a atividade mental.
Fundamentação teórica
Utilizando recursos variados, o professor passa a não depender exclusivamente do livro didático, de apostilas, desapegando-se das aulas tradicionais centradas na exposição de conteúdo. E nesse contexto, fundamento este trabalho no constructo teórico o TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), Mishra e Koehler (2006). Visto que professores necessitam de conhecimentos pedagógicos e de conteúdos que englobem as tecnologias.
Resultados da prática
O trabalho nos aponta indícios de que as TD potencializam o ensino. Portanto, o uso de ODA, quando encontra o seu espaço nas aulas, pode levar o aluno a se sentir mais ativo e responsável pelo seu processo de aprendizagem.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A experiência está contribuindo com a escrita da dissertação: O TPACK dos Professores de Matemática e o uso das Tecnologias Digitais. Que preparação e conhecimento o professor precisa para contribuir efetivamente para a apropriação do conteúdo ministrado em sala de aula? E conhecendo o TPACK, esse mistério é desvendado.
Considerações finais
Por mais que consideremos as TD importantes ferramentas pedagógicas, é fundamental uma formação docente que os habilite a usá-las com excelência, levando em consideração que sua aplicação no ambiente escolar envolve uma política de investimento na educação.
Referências
MISHRA, Pankaj, & KOEHLER, Mattleyw. J. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054. Recuperado em 01 março, 2017, de https://pdfs.semanticscholar.org/977d/8f707ca 1882e093c4ab9cb7ff0515cd944f5.pdf
PEREIRA,Marcel Musse. Tecnologias digitais no ensino fundamental I: educação personalizada e tecnológica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.9.n.10. out. 2023. ISSN - 2675 – 3375
Para acessar a sequências de atividades, aponte a câmara do celular para ler o QR Code
Ou clik no link quando baixar o documento
https://wordwall.net/pt/resource/69825672
Firura1: atividade sobre potenciação e radiciação
https://wordwall.net/play/64863/679/659
Figura 2: Atividade sobre equação do 1º grau
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)