No contexto brasileiro, os livros didáticos chegam até às escolas públicas por meio do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). Este Programa dedica-se à avaliação e distribuição destes materiais aos professores, alunos e gestores destas instituições. Na edição do PNLD 2021, selecionamos as obras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática (CHSAM). Essas obras propõem uma integração entre as componentes curriculares: Filosofia, Geografia, História, Sociologia com a Matemática. Este texto apresenta um recorte da pesquisa de Iniciação Científica, em andamento, que possui como objetivo identificar e discutir a integração curricular proposta nas obras de CHSAM. A integração curricular busca conectar os conteúdos de diferentes disciplinas no âmbito do currículo escolar superando a compartimentação histórica dos conhecimentos, gerada por sua divisão em disciplinas (Machado, 2023). A pesquisa possui abordagem qualitativa e o recorte aqui apresentado corresponde a um dos passos do estudo: o levantamento bibliográfico realizado na intenção de conhecer a literatura existente sobre o tema. Ao buscar no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e não foram encontradas produções que versassem sobre a obra didática específica. No entanto, identificou-se 128 trabalhos relacionados a “Integração Curricular”. Após refinar a busca, excluindo textos sobre cursos técnicos, restaram 23 trabalhos. Apesar das diversidades teóricas, as perspectivas dos autores convergem ao apontam que a integração curricular visa minimizar a compartimentação do conhecimento por disciplinas, promovendo aprendizagem que ultrapassa a lógica disciplinar. É importante destacar que a integração curricular difere da interdisciplinaridade, sendo esta última focada na problematização interna às disciplinas (Machado, 2023). Autores como Souto (2021) e Machado (2023) defendem que um material pode ser considerado integrador quando proporciona a incorporação de currículos entre duas disciplinas. Assim, entendemos que os livros didáticos de CHSAM, aqui tomados como fonte de nossa pesquisa é um Material Curricular Integrador. A integração curricular requer mudança nos modos de organização e desenvolvimento das disciplinas no que tange ao conhecimento que elas reúnem e proporcionam o que pode ser visto quando analisamos os sumários das obras. Foram identificadas temáticas que serão discutidas posteriormente à luz da integração curricular, quais sejam: economia, conceitos matemáticos, cidadania, saúde e meio ambiente, multiculturalismo e educação. O próximo passo será discutir a proposta apresentada nessas obras.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)