Este estudo analisou que Conhecimentos Didático-Matemáticos (CDM) os professores mobilizaram durante as aulas de Matemática. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou a observação sistemática não participante como instrumento para a produção de dados. Foi desenvolvido em duas escolas da rede municipal de Januária e como colaboradores teve quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). As observações foram realizadas em três turmas do 5º ano e uma do 4º ano, aproximadamente 16 horas/aulas. Durante as aulas foram abordados os objetos matemáticos: Sistema de Numeração Decimal, Gráficos e Tabelas e Medidas de Massa. Os resultados revelam que os professores mobilizam apenas o Conhecimento Comum da Dimensão Matemática. Em relação a Dimensão Didática, os resultados apontam que os professores mobilizam as categorias Epistêmica, Cognitiva, Afetiva, Interacional e Ecológica.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)