O COLÉGIO TIRADENTES DE MONTES CLAROS: DO ANEXO VI À IMPLANTAÇÃO DA REDE (1964-2017)
Ana Paula Maia Costa Durães
Mestranda – PPGE Unimontes
apmayac@gmail.com
José Normando Gonçalves Meira
Orientador – PPGE Unimontes
jose.meira@unimontes.br
Eixo: História da educação
Palavras-chave: História da educação, Instituições Escolares, Colégio Tiradentes.
Resumo Simples
Este artigo faz parte da pesquisa o "Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Montes Claros/Minas Gerais (CTPMMOC/MG): da fundação à implantação da Rede Tiradentes (1964-2022)" no Programa de Pós-graduação em Educação da Unimontes. A pesquisa situa-se no campo da história das instituições escolares e justifica-se pela relevância histórica e educacional da instituição em comento para a região, e também pela carência de estudos detalhados sobre o referido educandário. O estudo é embasado em autores da área da História da Educação, sendo eles Sanfelice (2006), Oliveira e Barbosa (2017), Pinsk (2008), Reis (2007), entre outros. A pesquisa problematiza: Quais foram os fatores determinantes para a instalação, em 1964, do CTPMMOC/MG e sua consolidação ao longo das décadas seguintes, bem como as mudanças ocorridas que influenciaram a implantação da Rede Tiradentes em 2017, objetivando-se examinar os contextos sociopolíticos e institucionais que levaram à implantação da referida rede. Neste estudo, foram utilizadas diversas fontes, tais como história oral (testemunhos diretos de entrevistados ligados ao educandário, incluindo servidores e egressos da instituição), documentos convencionais oficiais como o Regimento Escolar da Rede CTPM, o Documentário "Rede Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais CTPM-MG", e fontes iconográficas extraídas de acervos digitais como o site da DEEAS, o site da Polícia Militar e do Colégio Tiradentes, além de fotos cedidas à pesquisa por egressos, ex-servidores e servidores da instituição. Este estudo possibilitou o resgate da memória histórica do CTPMMOC, contribuindo para a produção de conhecimento no campo da historiografia educacional. A partir de uma análise dos contextos sociopolítico e institucional que influenciaram sua criação, enriqueceu nossa compreensão acerca do papel dessa instituição para Montes Claros e região. É pertinente ressaltar que a pesquisa seguiu os princípios éticos[1] que orientam os estudos envolvendo seres humanos.
Referências
OLIVEIRA, A. M. B.; BARBOSA, R. L. L. Um estudo histórico sobre o processo de implantação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba-MG (1964-1968). In: Revista História da Educação, v. 21, n. 52, Santa Maria-RS, 2017.
PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
REIS, José Carlos. As identidades do Brasil. De Varnhagen a FHC. 9ª edição. Rio de Janeiro: editora FGV, 2007.
SANFELICE, J. L. História, instituições escolares e gestores educacionais. In: HISTEDBR, Campinas, n. especial, pp. 20-27, ago. 2006.
[1] Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética conforme Parecer n°6.303.729/2023.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)