O COLÉGIO TIRADENTES DE MONTES CLAROS: DO ANEXO VI À IMPLANTAÇÃO DA REDE (1964-2017)

  • Autor
  • Ana Paula Maia Costa Durães
  • Co-autores
  • José Normando Gonçalves Meira
  • Resumo
  •  

    O COLÉGIO TIRADENTES DE MONTES CLAROS: DO ANEXO VI À IMPLANTAÇÃO DA REDE (1964-2017)

     

    Ana Paula Maia Costa Durães

    Mestranda – PPGE Unimontes

    apmayac@gmail.com

    José Normando Gonçalves Meira

    Orientador – PPGE Unimontes

    jose.meira@unimontes.br

    Eixo: História da educação

    Palavras-chave: História da educação, Instituições Escolares, Colégio Tiradentes.

     

    Resumo Simples

     

    Este artigo faz parte da pesquisa o "Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Montes Claros/Minas Gerais (CTPMMOC/MG): da fundação à implantação da Rede Tiradentes (1964-2022)" no Programa de Pós-graduação em Educação da Unimontes. A pesquisa situa-se no campo da história das instituições escolares e justifica-se pela relevância histórica e educacional da instituição em comento para a região, e também pela carência de estudos detalhados sobre o referido educandário. O estudo é embasado em autores da área da História da Educação, sendo eles Sanfelice (2006), Oliveira e Barbosa (2017), Pinsk (2008), Reis (2007), entre outros. A pesquisa problematiza: Quais foram os fatores determinantes para a instalação, em 1964, do CTPMMOC/MG e sua consolidação ao longo das décadas seguintes, bem como as mudanças ocorridas que influenciaram a implantação da Rede Tiradentes em 2017, objetivando-se examinar os contextos sociopolíticos e institucionais que levaram à implantação da referida rede. Neste estudo, foram utilizadas diversas fontes, tais como história oral (testemunhos diretos de entrevistados ligados ao educandário, incluindo servidores e egressos da instituição), documentos convencionais oficiais como o Regimento Escolar da Rede CTPM, o Documentário "Rede Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais CTPM-MG", e fontes iconográficas extraídas de acervos digitais como o site da DEEAS, o site da Polícia Militar e do Colégio Tiradentes, além de fotos cedidas à pesquisa por egressos, ex-servidores e servidores da instituição. Este estudo possibilitou o resgate da memória histórica do CTPMMOC, contribuindo para a produção de conhecimento no campo da historiografia educacional. A partir de uma análise dos contextos sociopolítico e institucional que influenciaram sua criação, enriqueceu nossa compreensão acerca do papel dessa instituição para Montes Claros e região. É pertinente ressaltar que a pesquisa seguiu os princípios éticos[1] que orientam os estudos envolvendo seres humanos.

     

    Referências

     

    OLIVEIRA, A. M. B.; BARBOSA, R. L. L. Um estudo histórico sobre o processo de implantação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba-MG (1964-1968). In: Revista História da Educação, v. 21, n. 52, Santa Maria-RS, 2017.

     

     

    PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

     

    REIS, José Carlos. As identidades do Brasil. De Varnhagen a FHC. 9ª edição. Rio de Janeiro: editora FGV, 2007.

     

    SANFELICE, J. L. História, instituições escolares e gestores educacionais. In: HISTEDBR, Campinas, n. especial, pp. 20-27, ago. 2006.

    [1] Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética conforme Parecer n°6.303.729/2023.

     

  • Palavras-chave
  • História da educação, Instituições Escolares, Colégio Tiradentes.
  • Área Temática
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