Esta pesquisa, em fase de elaboração de dissertação de mestrado, vinculada ao PPGE- Unimontes, analisa a trajetória da educadora Maria Rosa de Oliveira Magalhães, atuante como professora na escola orfanato fundado por ela na cidade de Santa Maria da Vitória – BA (SAMAVI), O recorte temporal da pesquisa abrange entre os anos de 1935, quando a educadora chegou à cidade, até 1990 quando faleceu. Problematizam-se as motivações, visão de mundo, desafios sociais e superações pessoais da educadora e dos seus ex-alunos. Considerando os resultados da sua atuação buscou-se concernir o período das suas atividades, abarcar sua teoria e método educacional, a instrumentalidade e conceito que embasaram a ação social e a sua pedagogia. Para tanto, construir-se-á uma face da sua história de vida e profissional. Utiliza-se o conceito de micro história de teóricos como Giovanni Levi (in Peter Burke), Carla Pinsk e Mark Bloch, dentre os quais discutem a relevância da história de pessoas, reconhecidas ou não reconhecidas na “História oficial”, contudo de relevância social. A pesquisa está em fase de desenvolvimento, aprovada pelo comitê de ética da Unimontes, com entrevistas documentadas de ex-alunos e contemporâneos. Além da metodologia da história oral semiestruturada, conta-se com estudo bibliográfico com fontes primárias e secundárias, materiais e imagéticas de arquivos públicos, privados e pessoal do pesquisador. Por meio das fontes já foi possível vislumbrar fases da atuação da educadora, sua formação, resultados obtidos para a comunidade onde viveu e ex-alunos que atuaram e atuam em várias regiões brasileiras e no exterior. É possível identificar semelhanças do seu trabalho com o método lancasteriano, anteriormente difundido pelo império brasileiro, cujos princípios permaneceram em aplicação na República brasileira em diversos contextos. Identifica-se também a sua motivação religiosa de missão presbiteriana Norte Americana, voltada para a alfabetização e desenvolvimento social, e rompimento com técnicas de punição discente praticado em regiões do Brasil no início do século XX. Foi possível identificar através da investigação o impacto dos projetos da educadora na ascensão social de ex-alunos de origem pobre, que se tornaram bem sucedidos socialmente, cristalizando o nome Rosa Magalhães no imaginário SAMAVI. A pesquisa ainda apontou para uma possível ampliação historiográfica sobre a educadora especificamente e, em geral, para a história da profissão docente e história da educação na Bahia e Norte de Minas.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)