Resumo – Relato de Experiência
Este documento apresenta um relato de experiência fundamentado no estágio curricular supervisionado no Ensino Fundamental. O estágio envolveu atividades de observação, monitoria e caracterização da instituição escolar. No contexto do Ensino Religioso, o foco central foi a interculturalidade e o afastamento do confessionalismo. O docente de Ensino Religioso utilizou apostilas de sua própria autoria, devidamente alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordando as diversas pertenças religiosas de maneira imparcial. A vivência do estágio revelou-se crucial para a formação de novos educadores, colocando os acadêmicos diante de desafios práticos que comporão seu cotidiano profissional, os quais deverão ser enfrentados com competência e maestria
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O respectivo trabalho, alicerçado através do estágio curricular supervisionado no Ensino Fundamental com a finalidade de reportar o aprendizado adquirido nas turmas do 6º ao 9º ano de uma escola estadual de Montes Claros, onde foram realizadas a observação, monitoria e caracterização da escola.
Problema norteador e objetivos
O problema norteador se refere: como são ministradas as aulas de Ensino Religioso na referida escola? Os objetivos: observar a prática do professor de ensino religioso e identificar a relevância do estágio na formação docente.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
O presente trabalho caracteriza-se como de natureza descritiva, conforme delineado por Gil (2008), tal abordagem objetiva delinear as particularidades de fenômenos e/ou fatos, com base primordialmente, na prática da observação. Fizemos análise documental, utilizando, por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). No estágio é salutar o conhecimento de uma boa base teórica para suprir as necessidades que ela requer, para garantir que os alunos tenham um aprendizado satisfatório. Pimenta e Lima (2004) trazem à tona a relevância de uma parceria efetiva entre a universidade e as escolas de educação básica para que esse aprendizado de qualidade aconteça. Nesse período, foi percebido as inúmeras realidades dentro de uma única sala de aula. Foi fundamental aprender a lidar com as grandes diferenças encontradas no âmbito educacional; foi necessário ouvir, escutar, abraçar, e entender os problemas externos vindos dos estudantes, afinal, o papel do professor na vida de um aluno é multifacetado e vai muito além de apenas transmitir conhecimento. Saviani nos aponta, que educar não é apenas sobre conteúdo curricular, mas também sobre a formação integral do indivíduo.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Este estudo fundamentou-se em essencialmente nos autores: Gil (2008), Pimenta e Lima (2004) e Saviani (1997).
Resultados da prática
O estágio supervisionado em Ensino Religioso busca olhar com mais atenção a interculturalidade e o distanciamento do confecionalismo na instituição. O professor de ER traz para sala de aula apostilas por ele confeccionada com temas concernentes a BNCC, tratando de forma igualitária as pertenças religiosas de forma como tem que ser tratada. A experiência do Estágio Curricular Supervisionado na licenciatura revelou-se fundamental para a formação de novos educadores. Pois, durante esse período, o acadêmico é exposto a desafios e situações reais em sala de aula, enriquecendo a compreensão das práticas pedagógicas e da dinâmica do ambiente escolar principalmente observando como se desenvolve as aulas de ensino religioso.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
O estágio supervisionado tem relevância social multifacetada e impacta tanto o contexto escolar quanto a educação em geral. Ele permite que futuros professores conheçam a realidade das escolas, compreendam as necessidades dos alunos e apliquem estratégias pedagógicas necessárias proporcionando experimentação de metodologias e recursos inovadores, contribuindo para impactar positivamente a educação, os alunos e a formação docente.
Considerações finais
Essa experiencia foi enriquecedora, permitiu observar a prática do professor de Ensino Religioso na educação básica, conduzindo uma reflexão e aprimoramento da teoria aprendida na universidade, para a construção de uma prática educativa relevante, articulando a teoria e prática no cotidiano da sala de aula.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)