A pesquisa se inscreve no âmbito da História Cultural e se orienta pelos conceitos de representações, apropriações e práticas, discutidas por Chartier (2002; 2002). Este estudo tem como objetivo refletir sobre as representações de infância, que foram disseminadas e visaram à produção de práticas na educação da criança em Montes Claros – MG, entre os anos 1938 a 1953. Pra alcance do objetivo, problematizamos: quais conteúdos sobre a educação da criança influenciaram as representações de infância que circularam no jornal Gazeta do Norte entre as décadas de 1930 e 1950, em Montes Claros? Desta forma, o estudo preenche lacunas na historiografia regional, discutindo o papel da moralidade para o desenvolvimento da educação da criança. Com o estudo, procuramos captar o movimento sincrônico, de forma a refletir sobre o modo como a política de orientação desenvolvimentista de Getúlio Vargas influenciou o contexto de Montes Claros-MG, ao relacionar nível de escolaridade a desenvolvimento e progresso. Foi realizada pesquisa documental, que tem as publicações do jornal Gazeta do Norte como principal fonte documental. As reflexões estão subsidiadas no estudo de documentos legados pelo passado, tendo o jornal Gazeta do Norte como a principal fonte, complementada por arquivos de fonte iconográfica buscados em arquivos públicos e particulares que nos permitiram a compreensão das representações que circularam em Montes Claros – MG. As fontes foram acessadas em suas formas físicas e digitais, através da plataforma da Hemeroteca Digital Brasileira e do Centro de Pesquisa e Documentação Regional (Cepedor), Diretoria de Documentações e Informações / DDI - Unimontes, como aporte para o estudo. Dentre os principais autores utilizados como suporte para a pesquisa estão: Chartier (2002; 2002), Block (2002), Lopes et al. (2000) e Veloso (2008). A investigação, de base historiográfica, possibilitou o mapeamento de representações e dos homens através do tempo, como importante fonte de estudo da cultura, bem como a compreensão das principais influências sofridas pela educação da criança no contexto de Montes Claros-MG e nos revelou importante papel do clero nas questões pedagógicas e morais.
Referências
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, v. 200, p. l, 2002.
CHARTIER, Roger. História Cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2002.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
Hemeroteca Norte Mineira. Gazeta do Norte: Jornal de grande circulação no Norte do Estado - Semanário Independente (MG) - 1924 a 1949. Acesso em julho de 2023.
LOPES, Eliane Marta Santos Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
VELOSO, Geisa Magela. A missão desanalfabetizadora do jornal Gazeta do Norte, em Montes Claros (1918-1938). Tese (doutorado em educação), Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)