CRÍTICA AO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS - 2020 A 2027

  • Autor
  • Georgyann Victoria Muniz Soares
  • Co-autores
  • Maria Luiza Baptista Ribeiro , Paloma Rogridues Cordeiro , Mariley Golçalves Borges
  • Resumo
  •  

     

    Primeiramente é importante destacar que o Plano Nacional de Educação, ou PNE, é um plano feito pelo governo brasileiro, em que as responsabilidades são compartilhadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios (INPE, 2024). O PNE sancionado entre os anos de 2014 e 2024 foi aprovado pela Lei n° 13.005/2014. Trata-se de um plano decenal por força constitucional, portanto, continuará tendo sua vigência ao longo de diferentes governos. No Brasil, um país federativo cujos Estados e Municípios têm autonomia em suas decisões, houve a criação do Plano Estadual de Educação a fim de atingir as metas particulares de cada Estado.

    Esse plano busca atender prioridades, objetivos, metas básicas e diretrizes por uma educação de qualidade mais avançada. Esse plano foi feito em combinação com o PEE, pela Lei n° 13.005/2014, visando unir as metas do PNE às necessidades do Estado e às demandas municipais e suas particularidades (Educação, 2024). O PEE tem ao todo 18 metas, duas a menos que o PNE. Dessas, apenas 5 foram atingidas, 7 foram parcialmente atingidas e 6 metas estão previstas para serem atingidas até o final do último ano de vigência do PEE, isto é, 2027.

  • Palavras-chave
  • PEE; Aprendizagem; Jovens
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)