Este trabalho situa-se no campo da história da educação e teve como objetivo resgatar a História do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). A proposta de investigação foi orientada por uma pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica no campo das pesquisas históricas utilizando a pesquisa e análise documental e o método de pesquisa História Oral. Santiago e Magalhães (2015. P. 22) conceituam o método de História oral como um conjunto de procedimentos que permite fotografar a narração de alguém em determinado momento. A pesquisa constatou que a persistência, determinação e a vontade dos professores de continuar a contribuir para o desenvolvimento da região foram fundamentais no processo da evolução e consolidação do Curso de Pedagogia da UNIMONTES e também do ensino superior na região.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)