A BNCC E OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS: A PERCEPÇÃO DOS TEMAS NO ENSINO MÉDIO MEDIANTE O CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.

  • Autor
  • Neylon Gabriel Melo Batista
  • Co-autores
  • Leandro Luciano Silva Ravnjak
  • Resumo
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    Os Temas Transversais surgem, em 1997, como uma forma de garantir a formação cidadã dos alunos, mediante temas de significância social que devem ser contemplados em todos os componentes curriculares. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proposta em 2018, ergue-se como um documento regulador que define as competências essenciais a serem adquiridas ao longo da educação básica, visando melhorar a educação brasileira. Essa pesquisa é motivada pela necessidade de promover a formação cidadã, conforme preconiza os documentos oficiais da educação, além da ausência de uma regulamentação específica e de diretrizes claras para a adoção desses temas ao longo da educação básica. O estudo objetiva analisar a percepção dos alunos do 3° ano do Ensino Médio da Rede Estadual, no município de Montes Claros-MG, quanto aos Temas Contemporâneos Transversais, indicados na BNCC, considerando as teorias do Ciclo de Políticas Públicas. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, em que se analisará a abordagem dos Temas Transversais no contexto de escolas da Rede Estadual, no município de Montes Claros-MG, a serem selecionadas conforme o Mapa de Renda Per Capita por Região de Planejamento de Montes Claros, proposto no Atlas Ambiental de Montes Claros, publicado pela Editora da Unimontes. Desse modo, a pesquisa se desenvolverá a partir das perspectivas de Ball, Maguire e Braun (2012), e das propostas dos documentos oficiais, como a BNCC (2018), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e os Temas Contemporâneos Transversais na BNCC (2019).  

     

  • Palavras-chave
  • BNCC. Temas Transversais. Ensino Médio
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


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Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

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Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)