HISTÓRIA EM QUADRINHOS: POSSIBILIDADE DE TRANSPOR A DUALIDADE ESTRUTURAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

  • Autor
  • Cleber Campos Carvalho
  • Co-autores
  • Gabriel Domingos Carvalho
  • Resumo
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    A pesquisa intitulada “Conhecendo caminhos para uma Educação Integral: acesso a cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na área de Recursos Pesqueiros”, desenvolvido na linha de Organização e Memória do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica — ProfEPT do Instituto Federal do Espírito Santo — Ifes, tem como objetivo geral proporcionar melhorias na comunicação sobre cursos técnicos integrados ao EM do Ifes Campus Piúma, do Eixo Tecnológico Recursos Naturais, da Área Tecnológica Pesca e Aquicultura, voltados para estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de comunidades do litoral sul do ES. Para tal, será elaborado um Produto Educacional (PE) no formato de História em Quadrinhos (HQ). A HQ será abordará informações sobre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Aquicultura e em Pesca, tendo como base o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (CNCT/Setec/MEC), bem como as Políticas Públicas de Ações Afirmativas do Instituto federal do Espírito Santo (Ifes), além das informações previstas nos editais de processo seletivo do Ifes, utilizando-se de linguagem lúdica e acessível. Alves (2001) estabelece que as HQs, como meio de comunicação, podem afetar informalmente a educação de seus leitores e ampliar conhecimentos sobre o mundo social, como um meio de expressão e conscientização. A HQ produzida tem como nobre pretensão oferecer uma mediação entre os cursos técnicos integrados do Ifes Campus Piúma e as comunidades litorâneas do entorno da instituição, principalmente para aquelas que historicamente vivem sobre o domínio da violência simbólica, descrita por Bourdieu (1998). Neste sentido, caminharemos para transpor a dualidade estrutural, em particular, no contexto da educação profissional, que se consiste num permanente desafio para as políticas públicas, e que implica repensar o acesso a essa modalidade de ensino na rede federal. Esse PE se justifica pelo protagonismo da rede federal de educação no exame nacional do ensino médio (ENEM), o que consequentemente elevou a procura e a concorrência por este tipo de instituição de ensino, de forma estratégica por aqueles que detém de maior capital cultural, deixando a margem aqueles que historicamente vivem sobre a violência simbólica imposta pelo modelo capitalista.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, HQ
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  • Saberes e Práticas Educativas
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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