CRENÇAS E PRÁTICAS DE PROFESSORAS ACERCA DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Sidnéa Lopes Silva
  • Resumo
  • Este estudo tem como objetivo compreender as crenças e práticas de professoras acerca da construção dos processos de ensino e de aprendizagem da Geometria, na Educação Infantil, especificamente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) da Rede Pública de Ensino do munícipio de Montes Claros. A motivação para esta pesquisa surge de questionamentos oriundos do contexto profissional da pesquisadora, tais como: qual é a função da Educação Infantil e dos professores no acesso e favorecimento à construção do pensamento geométrico? Quais materiais precisam ser disponibilizados e de que maneira esses podem ser explorados? Como as crianças de 4 e 5 anos de idade aprendem sobre conceitos geométricos na Matemática? Quais conhecimentos teóricos e práticos precisam constituir a formação das professoras de Educação Infantil para ensinar Geometria? O percurso metodológico para responder ao objetivo proposto constará de revisão de literatura abrangendo obras que tratam da Educação Infantil, Educação Matemática, Pensamento Geométrico na infância e Práticas Pedagógicas, incluindo estudos como Smole (2000); Smole, Candido, Diniz (2014); Da Costa (2018), dentre outros. De cunho qualitativo, o estudo envolverá observação participante das práticas pedagógicas de seis professoras vinculadas aos CEMEIs de Montes Claros. A importância desse estudo reside na sua contribuição para o avanço dos conhecimentos que podem orientar os processos de ensino e de aprendizagem da Geometria nos CEMEIs de Montes Claros, promovendo assim o reconhecimento da Matemática como um campo de conhecimento vasto e fundamental. É relevante ressaltar que o estudo está em estágio inicial e, portanto, ainda não produziu resultados.  

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Educação Matemática, Geometria, Práticas Pedagógicas.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)