ANÁLISE DA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPOR NEOS TRANSVERSAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO

  • Autor
  • Rayane Dias da Silva
  • Co-autores
  • Rieuse Lopes Pinto
  • Resumo
  • Os Temas Transversais foram introduzidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como parte integrante do processo de reestruturação do sistema educacional brasileiro (Brasil, 1997). Com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento elaborado pelo Ministério da Educação com o propósito principal de servir como referencial para orientar a elaboração dos currículos das escolas e sistemas de ensino, os anteriormente denominados Temas Transversais foram expandidos em sua abrangência, sendo agora reconhecidos como Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e adquirindo um caráter normativo. Conforme a BNCC, os TCTs desempenham um papel fundamental na educação, refletindo a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada com o intuito de preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo atual (Brasil, 2018). Diante dessa perspectiva, este estudo tem como motivação a busca por uma educação mais significativa e contextualizada, alinhada à BNCC e voltada para a formação cidadã dos estudantes. Partindo da compreensão da importância dos TCTs no contexto educacional brasileiro, a pesquisa tem como objetivo analisar a 1ª edição do livro didático "SuperAÇÃO! Matemática 6º ano", obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna e aprovada no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Tal análise investiga a conformidade desse material com as diretrizes estabelecidas pela BNCC em relação aos TCTs no ensino da Matemática. O referencial teórico que embasa este estudo advém de trabalhos que destacam a relevância dos TCTs na formação cidadã dos estudantes e na promoção de uma educação mais contextualizada e integradora. Além disso, são consideradas pesquisas que evidenciam a importância da formação docente e dos recursos educacionais adequados para a efetiva abordagem dos TCTs em sala de aula. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo adota uma abordagem qualitativa e consiste em uma análise documental das unidades 1 e 2 do livro selecionado. Estas unidades foram selecionadas com base no planejamento de aulas de Matemática realizadas durante o estágio supervisionado pela primeira autora deste trabalho. Foram analisados os exercícios propostos no material didático de forma a identificar a contextualização presente nas situações abordadas. Os resultados preliminares da análise da unidade 1 do material selecionado evidenciaram que os temas "Ciência e Tecnologia" e "Educação em Direitos Humanos" foram abordados por meio de atividades contextualizadas que envolvem assuntos relacionados a esses temas. Nessas atividades, além da construção de conhecimentos em relação aos conceitos matemáticos, os estudantes foram incentivados a realizar pesquisas, expor e defender suas opiniões em relação aos temas abordados. Como trata-se de uma pesquisa em andamento, a análise documental está em fase de conclusão, apresentando, portanto, resultados parciais.

  • Palavras-chave
  • Temas Contemporâneos Transversais; Base Nacional Comum Curricular; Matemática; livro didático.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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