Os Temas Transversais foram introduzidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como parte integrante do processo de reestruturação do sistema educacional brasileiro (Brasil, 1997). Com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento elaborado pelo Ministério da Educação com o propósito principal de servir como referencial para orientar a elaboração dos currículos das escolas e sistemas de ensino, os anteriormente denominados Temas Transversais foram expandidos em sua abrangência, sendo agora reconhecidos como Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e adquirindo um caráter normativo. Conforme a BNCC, os TCTs desempenham um papel fundamental na educação, refletindo a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada com o intuito de preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo atual (Brasil, 2018). Diante dessa perspectiva, este estudo tem como motivação a busca por uma educação mais significativa e contextualizada, alinhada à BNCC e voltada para a formação cidadã dos estudantes. Partindo da compreensão da importância dos TCTs no contexto educacional brasileiro, a pesquisa tem como objetivo analisar a 1ª edição do livro didático "SuperAÇÃO! Matemática 6º ano", obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna e aprovada no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Tal análise investiga a conformidade desse material com as diretrizes estabelecidas pela BNCC em relação aos TCTs no ensino da Matemática. O referencial teórico que embasa este estudo advém de trabalhos que destacam a relevância dos TCTs na formação cidadã dos estudantes e na promoção de uma educação mais contextualizada e integradora. Além disso, são consideradas pesquisas que evidenciam a importância da formação docente e dos recursos educacionais adequados para a efetiva abordagem dos TCTs em sala de aula. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo adota uma abordagem qualitativa e consiste em uma análise documental das unidades 1 e 2 do livro selecionado. Estas unidades foram selecionadas com base no planejamento de aulas de Matemática realizadas durante o estágio supervisionado pela primeira autora deste trabalho. Foram analisados os exercícios propostos no material didático de forma a identificar a contextualização presente nas situações abordadas. Os resultados preliminares da análise da unidade 1 do material selecionado evidenciaram que os temas "Ciência e Tecnologia" e "Educação em Direitos Humanos" foram abordados por meio de atividades contextualizadas que envolvem assuntos relacionados a esses temas. Nessas atividades, além da construção de conhecimentos em relação aos conceitos matemáticos, os estudantes foram incentivados a realizar pesquisas, expor e defender suas opiniões em relação aos temas abordados. Como trata-se de uma pesquisa em andamento, a análise documental está em fase de conclusão, apresentando, portanto, resultados parciais.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)