Este estudo apresenta-se em fase inicial tendo como finalidade investigar as contribuições das atividades corporais no ensino da Matemática em uma escola pública de Montes Claros acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos do quinto Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O ponto de partida constitui-se em realizar um diálogo entre as disciplinas Matemática e Educação Física, possuindo o lúdico como mediador, buscando romper as dificuldades de aprendizagem e ao mesmo tempo desenvolver o interesse em aprender Matemática. Em sequência a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (2008) vem evidenciar um processo de aprendizagem constituindo o suporte teórico para este estudo. Com base no problema e nos objetivos apresentados a pesquisa será qualitativa. A metodologia usada na pesquisa terá como respaldo a Engenharia Didática apresentada por Artigue (1996) estabelecendo um elo entre a construção do saber Matemático e a prática reflexiva investigativa, partindo, para tanto, de uma sequência de atividades. As práticas corpoais servirão como ferramenta, para a aplicação de um método de ensino, dentro do contexto curricular de interação entre Matemática e Educação Física, no qual vai ser realizado o estudo de forma a apresentar possíveis caminhos para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. A dissertação será organizada no formato multipaper, contendo introdução, três artigos e considerações finais. O resultado esperado com essa pesquisa é validar as contribuições das práticas corporais ao ensino da Matemática.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)