A formação continuada do professor é imprescindível para o desenvolvimento de habilidades, o aprimoramento didático-pedagógico e o alinhamento entre teoria e práxis. A temática deste estudo é A Formação Continuada e as contribuições para a prática docente de professores na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa que está em andamento. Problematizando quais são os benefícios que a formação continuada pode trazer para a prática docente e o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica? Objetiva analisar os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica em relação à formação continuada e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. É fundamentada em autores como Freire, Sacristán, Tardif, Nóvoa e Imbernón. Utiliza a pesquisa qualitativa e descritiva. Revisão de Literatura Sistemática com recorte temporal dos últimos 5 anos, de 2019 a 2024. Utiliza o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Análise de Conteúdo da Bardin, respectivamente como fonte e análise dos dados.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)