A Formação Continuada e as contribuições para a prática docente de professores na Educação Básica

  • Autor
  • Danilo Pereira da Silva
  • Co-autores
  • Elias Rodrigues de Souza , Letícia Fernandes da Silva
  • Resumo
  •  

    A formação continuada do professor é imprescindível para o desenvolvimento de habilidades, o aprimoramento didático-pedagógico e o alinhamento entre teoria e práxis. A temática deste estudo é A Formação Continuada e as contribuições para a prática docente de professores na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa que está em andamento. Problematizando quais são os benefícios que a formação continuada pode trazer para a prática docente e o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica? Objetiva analisar os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica em relação à formação continuada e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. É fundamentada em autores como Freire, Sacristán, Tardif, Nóvoa e Imbernón. Utiliza a pesquisa qualitativa e descritiva. Revisão de Literatura Sistemática com recorte temporal dos últimos 5 anos, de 2019 a 2024. Utiliza o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Análise de Conteúdo da Bardin, respectivamente como fonte e análise dos dados. 

     

  • Palavras-chave
  • Educação Básica. Ensino Médio. Formação Continuada de Professores
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)