Ao retomar a história da psicologia escolar/educacional, é preciso destacar uma relação controversa, pois de um lado a prática da psicologia na educação escolar caminhou ao encontro da normalização de práticas pedagógicas e de crianças e suas famílias, impondo normas e padrões que atendessem a interesses capitalistas e conversadores. Essa atuação é marcada pela visão positivista, onde se insere avaliando e diagnosticando alunos por meio de laudos e testes. Por outro lado, desde fins do século passado, testemunhamos a defesa de uma prática da psicologia neste contexto com reflexões em direção à uma educação transformadora e emancipatória (Matos, 2019). Dias e Patias (2014) apontam que além de encontrar, na prática, profissionais atuando de maneira equivocada, com foco apenas no aluno ou na família, ou ainda espelhando o fazer clínico por meio de laudos, diagnósticos e atendimentos clínicos individuais, também se percebe que a escola ainda não compreende ou desconhece o papel do psicólogo escolar. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar e caracterizar as práticas dos psicólogos nas escolas da rede municipal de Montes Claros, MG, a partir da Lei 13.935/2019. Buscaremos analisar os documentos que organizam e normatizam os trabalhos dos psicólogos escolares no município de Montes Claros, levantando o perfil profissional do psicólogo inserido nas escolas, mas sobretudo analisar as concepções destes sobre as práticas adotadas e os desafios e possibilidades do trabalho do psicólogo dentro das escolas. Dessa forma, este estudo possui relevância social ao conduzir para a aplicabilidade posterior dos resultados que possibilitem ações da secretaria de educação da cidade e região, bem como subsidiar discussões nas instituições de ensino superior que oferecem as formações de psicólogos. A escolha pelos profissionais que atuam na educação municipal de Montes Claros se dá porque ao conhecer as concepções desses profissionais da cidade pode-se compreender sobre o tipo de formação esses profissionais têm. Assim, como recursos metodológicos, usaremos da pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa, coletaremos dados por meio de entrevistas semi estruturadas com psicólogas e psicólogos que atuam em escolas da rede municipal do município de Montes Claros, MG. Essas entrevistas, ainda não realizadas, serão gravadas e posteriormente transcritas, e a análise de dados terá como base a análise de conteúdo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)