“EDUCAÇÃO À DIREITA”: UMA ANÁLISE DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO COMO ESPECTRO IDEOLÓGICO (2015-2018)

  • Autor
  • Gabriel Lopes Silva
  • Resumo
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    O objetivo principal desta pesquisa é investigar o projeto Escola Sem Partido como um reflexo do espectro ideológico das direitas políticas brasileiras e sua influência na educação pública. Para alcançar esse objetivo, propõem-se os seguintes objetivos específicos: analisar as bases teóricas e políticas do projeto Escola Sem Partido; identificar as principais críticas e defesas em relação a essa proposta; examinar o contexto histórico e sociopolítico em que o projeto surge; e compreender como o debate em torno do Escola Sem Partido se relaciona com a disputa por hegemonia no campo educacional. Será realizada uma pesquisa bibliográfica para levantar as principais obras relacionadas ao tema, incluindo textos legislativos, artigos acadêmicos, entrevistas e manifestos políticos. Além disso, será realizada uma análise de conteúdo para identificar padrões de argumentação e posicionamento ideológico em relação ao projeto Escola Sem Partido. Entrevistas com atores-chave no debate educacional também poderão ser conduzidas para fornecer insights adicionais. A pesquisa se fundamenta em teorias da educação, sociologia política e teoria crítica, buscando compreender as relações entre ideologia, poder e educação. Autores como Fernando Penna, André Ortega, Hollerbach, entre outros, serão referenciados para analisar as estruturas como revisão de literatura do projeto Escola Sem Partido, bem como as formas de resistência e luta simbólica dentro do campo educacional.

  • Palavras-chave
  • Direitas, Educação, Escola sem partido
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  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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Realização

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Financiamento

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