OS PROFESSORES E AS TENSÕES EMOCIONAIS GERADAS NO CONTEXTO INCLUSIVO

  • Autor
  • MARIA EDUARDA RIBEIRO OLIVEIRA
  • Co-autores
  • Jéssica Maís Antunes , Rosemari Lorenz Martins
  • Resumo
  •  

    O presente estudo aborda discussões da atualidade relacionadas à Educação Inclusiva, suas implicações e contribuições no âmbito da Educação Infantil. A pesquisa está sendo desenvolvida a partir da necessidade de compreender as práticas docentes e suas possibilidades no contexto da Educação Inclusiva e tem como objetivo verificar os sentimentos e tensões gerados a partir das vivências com a inclusão em sala de aula. Para o levantamento dos dados, foi realizada a aplicação de um questionário, tendo como público-alvo da investigação um grupo de professores da Educação Infantil (titulares de turma). A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Mittler (2000), Lima (2002), Romero (2008), Toledo & Martins (2009) e Antunes & Martins (2023), que versam sobre os sentimentos e percepções dos professores quando necessitam trabalhar com os princípios da Educação Inclusiva. Os resultados parciais apontam para diferentes perspectivas a respeito da inclusão, das necessidades formativas, do planejamento pedagógico, das relações estabelecidas entre o grupo de professores envolvidos na pesquisa, entre outros aspectos pertinentes aos processos inclusivos no âmbito da Educação Infantil.

  • Palavras-chave
  • Formação continuada, Inclusão, Prática Educativa.
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)