O presente estudo aborda discussões da atualidade relacionadas à Educação Inclusiva, suas implicações e contribuições no âmbito da Educação Infantil. A pesquisa está sendo desenvolvida a partir da necessidade de compreender as práticas docentes e suas possibilidades no contexto da Educação Inclusiva e tem como objetivo verificar os sentimentos e tensões gerados a partir das vivências com a inclusão em sala de aula. Para o levantamento dos dados, foi realizada a aplicação de um questionário, tendo como público-alvo da investigação um grupo de professores da Educação Infantil (titulares de turma). A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Mittler (2000), Lima (2002), Romero (2008), Toledo & Martins (2009) e Antunes & Martins (2023), que versam sobre os sentimentos e percepções dos professores quando necessitam trabalhar com os princípios da Educação Inclusiva. Os resultados parciais apontam para diferentes perspectivas a respeito da inclusão, das necessidades formativas, do planejamento pedagógico, das relações estabelecidas entre o grupo de professores envolvidos na pesquisa, entre outros aspectos pertinentes aos processos inclusivos no âmbito da Educação Infantil.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)