O presente resumo tem o objetivo de apresentar os resultados de pesquisa de campo, a partir do conceito de Medicalização, por meio de uma leitura crítica à luz das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e de outras leituras críticas , tomando a infância e a educação escolar como objetos deste estudo. Nos baseamos nos pressupostos teóricos de Vygotsky, compreendendo o desenvolvimento humano dentro de toda sua complexidade, assim como autores que nos ajudam a compreender as intenções neoliberais por traz desta perspectiva medicalizante da vida, para apurarmos um olhar crítico do contexto, com as contribuições também de Han, Moysés e Collares, Safattle, dentre outros. Estabeleceremos também a distinção linguística do termo medicalização que muitas vezes é mal compreendido e confundido com medicação. Apresentamos, ainda, orientados pelos estudos da Análise do Discurso Francesa, uma análise de alguns recortes de publicações nas redes sociais em uma dimensão de ethos e pathos, enquanto elementos de retórica, para nossa perspectiva de análise discursiva. Partimos do pressuposto de que a partir de um ethos coletivo, que serve a uma proposta medicalizante e encontra capilaridade em uma sociedade midiatizada, temos determinados efeitos pathêmicos como resposta e como possibilidade de retroalimentação de um projeto neoliberal de medicalização da vida em todas as suas instâncias. Como resultados parciais, apontamos que nossa hipótese inicial de constatar estes efeitos pathêmicos nas redes sociais se confirma a partir das amostras analisadas, onde famílias mobilizam outras famílias na busca de diagnósticos, a partir de suas próprias histórias de descobertas diagnósticas. Buscamos apreender as dimensões sociais e históricas envolvidas no processo de Medicalização da Sociedade, que implica também na Medicalização da Educação para que este estudo consiga trazer luz para as reflexões e questionamentos que gostaríamos de suscitar.
Palavras-chave: Medicalização; Educação, Análise do Discurso
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)