Esta pesquisa é uma análise do Livro Didático de Matemática utilizado pela autora, no ano de 2022, em uma escola da rede municipal de Januária, Minas Gerais e tem como objetivo verificar como a organização do objeto matemática frações, presente no livro da coleção Novo Bem-mequer Mais Matemática, relaciona com a teoria de Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Duval (2016) direcionando-se para as funções cognitivas tratamento e conversão. É pesquisa de abordagem qualitativa e trata-se de uma análise bibliográfica do arquivo digital do manual do professor. O estudo concentrou-se nos capítulos 7 e 8 por tratarem de frações e números decimais, contudo, nos capítulos 9 e 11, nota-se que a fração é apresentada por diferentes formas de registros. Ao final, verifica-se que o Livro Didático de Matemática Novo Bem-me-quer Mais Matemática, incorpora algumas atividades que estão alinhadas à teoria de Registros de Representação Semiótica e que em algumas atividades há função cognitiva de tratamento e tarefas que verifica-se a possibilidade da função cognitiva de conversão. Infere-se que a análise de materiais curriculares, como este livro, pode contribuir com a abordagem do professor no ensino de frações. Além disso, compreende-se que ao utilizar o livro, o professor precisa estar atento não apenas ao conteúdo específico, mas também às diversas representações, tratamentos e estratégias de conversão presentes nos materiais curriculares. Este objeto de estudo relaciona-se com a pesquisa em Educação e com a Educação Matemática por apresentar uma possibilidade de analisar e avaliar os livros didáticos a partir de importantes tendências do ensino de Matemática.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)