A FRAÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS

  • Autor
  • Mirelle Pereira da Silva
  • Co-autores
  • Josué Antunes de Macêdo
  • Resumo
  • Esta pesquisa é uma análise do Livro Didático de Matemática utilizado pela autora, no ano de 2022, em uma escola da rede municipal de Januária, Minas Gerais e tem como objetivo verificar como a organização do objeto matemática frações, presente no livro da coleção Novo Bem-mequer Mais Matemática, relaciona com a teoria de Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Duval (2016) direcionando-se para as funções cognitivas tratamento e conversão. É pesquisa de abordagem qualitativa e trata-se de uma análise bibliográfica do arquivo digital do manual do professor. O estudo concentrou-se nos capítulos 7 e 8 por tratarem de frações e números decimais, contudo, nos capítulos 9 e 11, nota-se que a fração é apresentada por diferentes formas de registros. Ao final, verifica-se que o Livro Didático de Matemática Novo Bem-me-quer Mais Matemática, incorpora algumas atividades que estão alinhadas à teoria de Registros de Representação Semiótica e que em algumas atividades há função cognitiva de tratamento e tarefas que verifica-se a possibilidade da função cognitiva de conversão. Infere-se que a análise de materiais curriculares, como este livro, pode contribuir com a abordagem do professor no ensino de frações. Além disso, compreende-se que ao utilizar o livro, o professor precisa estar atento não apenas ao conteúdo específico, mas também às diversas representações, tratamentos e estratégias de conversão presentes nos materiais curriculares. Este objeto de estudo relaciona-se com a pesquisa em Educação e com a Educação Matemática por apresentar uma possibilidade de analisar e avaliar os livros didáticos a partir de importantes tendências do ensino de Matemática.

  • Palavras-chave
  • Registros de Representação Semiótica, Manual do Professor, Ensino de Frações
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)