Colonialidade e opções decoloniais nas licenciaturas em Música das universidades estaduais mineiras: uma proposta de pesquisa

  • Autor
  • Thiago Martins de Menezes Costa
  • Co-autores
  • Raiana Maciel do Carmo
  • Resumo
  • Este resumo apresenta uma proposta de pesquisa de mestrado em Educação que tem como foco a formação inicial de professores/as de Música das licenciaturas das universidades estaduais de Minas Gerais. As discussões propostas por este estudo visam a contribuição teórica para o campo da Educação, com ênfase na formação inicial docente. Ademais, intende promover reflexões que promovem a justiça social ao abordar a temática da decolonialidade nos currículos e na universidade. Assim, esta pesquisa pretende responder: de que maneira os traços da colonialidade e as opções decoloniais podem ser identificadas nas licenciaturas em Música das universidades estaduais mineiras, a partir de uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e da perspectiva dos estudantes destes cursos? O objetivo geral é compreender de que maneira os traços da colonialidade e as opções decoloniais se inserem nas licenciaturas em Música das universidades estaduais mineiras, sob a perspectiva dos PPCs e dos/as seus/as graduandos/as. Os objetivos específicos são: identificar as principais referências teóricas que abordam o pensamento decolonial articulado à formação inicial de professores/as de música; discutir a colonialidade na trajetória da formação inicial de professores/as na educação superior do Brasil;  analisar, sob a ótica do pensamento decolonial, a organização curricular dos PPCs elencados - considerando os objetivos dos cursos, o perfil de egresso almejado e os conhecimentos e saberes contemplados; e compreender a formação inicial docente a partir das perspectivas dos/as estudantes acerca dos traços da colonialidade presentes no curso e as suas expectativas sobre as opções decoloniais. Portanto, esta pesquisa se ancora no pensamento decolonial para a construção do quadro teórico conceitual e são referenciados os trabalhos de que contextualizam as licenciaturas em Música do Brasil. Além disso, são mobilizadas as concepções de currículo no âmbito da Educação e formação inicial docente. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizará as pesquisas bibliográfica e documental como procedimentos. O universo se constituirá pelas licenciaturas em Música da UEMG e Unimontes. Serão realizados questionários com estudantes e análise documental dos PPCs das licenciaturas elencadas, com categorias que identificam: o perfil do egresso; os objetivos dos cursos; os conhecimentos e saberes e estrutura curricular. Os dados dos questionários e da pesquisa documental serão categorizados em quadros comparativos, com o objetivo de identificar as relações entre as diferentes dimensões do currículo e subsidiar a análise deste estudo. Todos os dados serão analisados a partir da Análise do Discurso. Considerando que este projeto se insere em fase incipiente, não há resultados significativos a serem comunicados.

  • Palavras-chave
  • (De)colonialidade, Licenciatura em Música, Formação Inicial Docente.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)