A Reforma do Ensino Médio e a homologação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018) impactou o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) e reestruturou a produção das obras destinadas para essa etapa escolar. Essas mudanças nos motivaram a realizar uma pesquisa de Iniciação Científica que tem como objetivo analisar a abordagem da Geometria Plana e Espacial em livros didáticos de Matemática do PNLD 2021. Antes da implementação do PNLD atual, as coleções de livros didáticos de Matemática do PNLD Ensino Médio de Matemática eram compostas por três volumes, cada um destinado a uma série específica do Ensino Médio. Contudo, a partir do PNLD 2021, observa-se uma inovação na estrutura das coleções para esta disciplina: agora são oferecidos seis livros, os quais não seguem uma sequência seriada. Estes estão organizados por temáticas diversificadas, definidas conforme a perspectiva do autor e/ou da editora responsável. Uma das primeiras ações da pesquisa foi a revisão de literatura efetuada no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior buscando por trabalhos que versam sobre Geometria Plana e Espacial no contexto do Ensino Médio. Essa ação, de acordo com Guimarães et al. (2023), possibilita que o pesquisador explore as trajetórias já exploradas por outros na mesma área de interesse. Entre os 19 estudos identificados, 13 apresentaram abordagens qualitativas. Nesses trabalhos foram realizadas diversas atividades, incluindo: uma entrevista orientada pelo docente para ser conduzida pelos estudantes junto às suas famílias; a construção de uma maquete com materiais recicláveis e manipuláveis focada em formas geométricas, elaborada em sala de aula com o suporte do professor; e três questionários que envolveram alunos e professores. Além disso, foram desenvolvidas seis atividades que consistiam em listas de exercícios para alunos do ensino médio, e duas atividades que utilizaram plataformas digitais como Geogebra e Kahoot para que os estudantes respondessem questões propostas nessas plataformas. A maioria dos textos procurou trazer inovações para o ensino de geometria, seja redescobrindo conhecimentos prévios sobre o tema ou investigando novas formas de abordagem, foco e atividades relacionadas. Um exemplo disso são as fotografias de formas geométricas capturadas pelos celulares dos alunos, incentivando-os a explorar o assunto mais a fundo e reconhecer a geometria no seu dia a dia. Essas iniciativas refletem um esforço coletivo e inovador para enriquecer o ensino de Geometria. Ao alinhá-las ao uso estratégico dos livros didáticos oportuniza uma aprendizagem mais abrangente e conectada com a realidade dos estudantes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)