UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO NÚCLEO DE ATIVIDADES PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA (NAP) SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE EM PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

  • Autor
  • Ana Paula Pires da Cunha
  • Co-autores
  • Maria de Fátima Gomes Lima do Nascimento , Nicole Cristine Furtado Barbosa
  • Resumo
  • Para além de um projeto de extensão, o qual é desenvolvido para estabelecer uma conexão entre a sociedade civil e a universidade pública, o Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania (NAP) é também uma prática de formação para os professores acadêmicos. Tendo isso em vista, buscamos analisar, por meio da perspectiva de Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia, como o Ensino de História se desenvolve no NAP e seus desafios, mediante as diferentes vivências dos estudantes. A História precisa ser uma “disciplina constituída sob paradigmas metodológicos que buscam incorporar a multiplicidade de sujeitos construtores da nação brasileira e da história mundial” (Bittencourt, p. 127, 2018)

  • Palavras-chave
  • NAP, Docência, Ensino de História, Paulo Freire
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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