Esse artigo está contido em uma dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Mediante levantamento bibliográfico sobre os objetos matemáticos da operação de Divisão e Proporção, percebemos a importância do contexto social, histórico e político na construção das práticas pedagógicas individuais dos professores. Isso, aliado a dialética do Ensino de Física centrado no aspecto teórico e à necessidade de revisitar conceitos não consolidados no Ensino Fundamental durante o Ensino Médio, fez surgir o questionamento "como os professores de Física ensinam o conteúdo da disciplina para estudantes que não possuem o domínio dos objetos matemáticos divisão e Proporção?" Nós apoiamos no Enfoque Ontossemiótico de Godino e colaboradores (Godino, Batanero e Font, 2007; Godino, 2009; Pino-Fan, Godino 2015; Godino, Batanero, Giacomone e Font, 2017) para fundamentar essa pesquisa. Para atingir o objetivo de "compreender a percepção dos professores na relação do Ensino e Aprendizagem da Divisão e Proporção no Ensino de Física" foram realizadas entrevistas semiestruturadas baseadas na Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os participantes da pesquisa são docentes de Física do Ensino Médio de escolas estaduais da cidade de Montes Claros. Através dessas entrevistas, foi observado um consenso entre os professores de que a Aprendizagem dos objetos de Divisão e Proporção não está devidamente consolidada no nível médio, o que impacta negativamente o desenvolvimento de conceitos específicos da Física. Todos os entrevistados compartilharam que dedicam parte do limitado tempo de suas aulas de Física à revisão de conteúdos matemáticos, principalmente dos objetos analisados nesse estudo. Dentre as conclusões emergidas nessa pesquisa, destaca-se a necessidade de ampliação da carga horária da disciplina de Física, que foi reduzida no Novo Ensino Médio, bem como a formulação de propostas pedagógicas interdisciplinares elaboradas pelos próprios professores e a implementação de políticas públicas que possibilitem aos estudantes do Ensino Médio revisar e nivelar esses conceitos básicos de Matemática. Como a pesquisa está em andamento, esses são resultados parciais.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)