ESTÁGIO DE REGÊNCIA NA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Jaciane Muniz de Aguiar
  • Resumo
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    Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    Esta pesquisa aborda um relato das experiências vivenciadas durante o estágio de regência na graduação, Curso Letras Português, realizado na Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. Em decorrência da pandemia, denominada de Covid-19, do ano de 2020 a 2021, as aulas foram ministradas de maneira remota [online – vídeo conferência, a partir do Google Meeting], com aulas síncronas e aulas assíncronas.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    Qual à função social da literatura infantojuvenil? Por que estudar as narrativas maravilhosas? Objetiva-se, de modo geral: analisar as concepções históricas (moderna e contemporânea) do conto maravilhoso e dos contos de fadas. De modo específico: estudar o surgimento dos contos de fadas, sua caracterização, os personagens, temas e espaços infantojuvenis na literatura universal e nacional destinada ao público adulto.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    Durante a realização do estágio: aula expositiva, breve análise e interpretação de textos literários. – Exposição de slides: O conto maravilhoso e o conto de fadas semelhanças e diferenças; Discussão dos textos: “Nas trilhas do maravilhoso: a fada” (Regina Michelli); Tramas e sentidos na literatura infantil e juvenil (Orgs. Ana Cristina dos Santos, Regina Michelli e Rita de Cássia Silva Dionísio Santos); Atividade individual: O que dizer do “maravilhoso”? A história da Chapeuzinho Vermelho – e muitas de suas versões. As narrativas “Chapeuzinho Vermelho”, de Charles Perrault, “Chapeuzinho Vermelho” dos Irmãos Grimm, e “Fita Verde no cabelo”, de João Guimarães Rosa, analisaram-as, comparativamente, levando-se em consideração os seguintes aspectos: cronologia (épocas de produção), personagens, enredo, ilustrações, desfecho, etc. (aula assíncrona); Correção das atividades e discussão dos textos.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    Ao longo dos anos, a criança, o adolescente e a literatura infantil ganharam espaço e hoje configura-se como importante ferramenta de estudo e de pesquisa para vários pesquisadores que buscam compreender as narrativas maravilhosas que circundam o ambiente infantojuvenil. Para Regina Michelli (2013), o maravilhoso está presente nas obras de Literatura desde seus primórdios, assinalando o aparecimento de eventos e personagens sobrenaturais.

     

    Resultados da prática

     

    Foi minha primeira vez, como professora, em uma turma da graduação, um momento tão mágico e surpreendente, o trabalho com a literatura e o universo do maravilhoso. Para Candido (2004, p. 177): “a literatura como um instrumento de instrução e educação, que não corrompe e nem edifica, mas humaniza ao trazer livremente o que denomina de bem e mal”. Neste período de estágio, conciliei as teorias estudadas tanto na graduação quanto no mestrado, e percebo a importância da prática em sala de aula como uma possibilidade de preparar e capacitar o estagiário; O universo educacional, as metdologias de ensino, o desenvolvimento e interação dos alunos com os conteúdos e com a estagiária possibilitam interação social e aprimoramento do ensino-aprendizagem. A literatura como meio de conhecimento e de informação, por meio do estudo infantojuvenil, em especial, do maravilhoso, tornaram as aulas atrativas, agradáveis, participativas e de aguçamento literário e poético.   

     

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

     O Estágio Supervisionado contribuiu de forma eficiente com o universo acadêmico e profissional do estagiário, possibilitando-lhe novos conhecimentos, novas experiências, o concílio entre prática/teoria e a importância da prática em sala de aula como uma possibilidade de preparar/capacitar o estagiário.

     

    Considerações finais

     

    Portanto, concluo expondo o quão relevante e necessário foi meu estágio, conhecimentos que levarei para vida pessoal e profissional. Minha atuação como estagiária foi engrandecedora. O estágio, de maneira online, foi produtivo e tivemos a sensação de estar presencialmente, na sala de aula.

     

     

  • Palavras-chave
  • Estágio, Literatura infantojunevil, Experiência.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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