EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA

  • Autor
  • Stefany Reis Marquioli
  • Co-autores
  • Mariana Ruas Fernandes , Luís Fernado de Souza Alves , Guilherme Carvalho Vieira , Derliane de Oliveira Medeiros , Ioli Ferreira Santiago
  • Resumo
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    No Brasil, a Educação Moral e Cívica (EMC) assumiu diversos formatos na esfera escolar ao longo dos anos (Gusmão; Honorato, 2019; Marquioli; Fernandes; Amaral, 2023). Durante o período da ditadura militar brasileira houve o estabelecimento da EMC como disciplina obrigatória em todas as escolas, por meio do Decreto-Lei n° 869, de 12 de setembro de 1969 (Brasil, 1969). A disciplina tinha o objetivo de impor valores morais e costumes aos/às estudantes que atendessem a interesses do Estado, além de ser utilizada como ferramenta de legitimação do poder (Almeida, 2009; Marquioli; Fernandes; Amaral, 2023). Dessa maneira, esta pesquisa visa refletir sobre reflexos da inclusão da EMC no currículo escolar. A metodologia empregada é a revisão de literatura em relação a interesses por detrás do Decreto-Lei n° 869, de 12 de setembro de 1969. Cabe sublinhar que a ditadura militar, que ocorreu entre os anos de 1964 e 1985, foi uma época marcada por atos antidemocráticos de censura e violência. No entanto, assim como outros meios de comunicação, livros didáticos de EMC tinham o intuito de convencer discentes sobre benesses do governo militar (Nunes; Rezende, 2008). Conclui-se que militares usaram a educação como um instrumento para tentar moldar o comportamento da população e persuadir pessoas de que o Brasil vivia sob um regime democrático.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação, Legitimidade, Livro didático
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  • História da Educação
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