Jogos digitais e não digitais no ensino colaboram para a aprendizagem de discentes, visto que contribuem para o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como a interpretação e contextualização de assuntos e temas tratados em aula (Andrade, 2017; Antoni; Zalla, 2018; Fermiano, 2005). Todavia, uma parcela dos/as docentes ainda resiste à utilização de jogos como ferramentas de aprendizagem, optando apenas por métodos tradicionais de ensino. Ademais, muitos espaços escolares não possuem uma infraestrutura adequada para o uso de instrumentos digitais em sala de aula (Martins; Maschio, 2014). Dessa forma, esta pesquisa tem o objetivo de refletir acerca dos usos de jogos como recurso didático no ensino de História. Para isso, adotamos a metodologia de revisão de literatura em relação às potencialidades dos jogos como ferramentas de aprendizagem no contexto escolar. Vale ressaltar que o ato de jogar contribui significativamente para a aprendizagem e, com isso, professores/as podem empregar diversos jogos nas aulas de História, entre eles os digitais, os de tabuleiro e o bingo (Silva et al, 2020). Portanto, notamos que, para alunos/as, o uso de jogos em contexto educativo pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma experiência lúdica que incentiva a construção do conhecimento histórico, além de estimular a interação social, tornando a aula mais dinâmica e atrativa. Salientamos, assim, a importância de haver mais investimentos em recursos tecnológicos voltados para a educação.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)