A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA

  • Autor
  • Stefany Reis Marquioli
  • Co-autores
  • Luís Fernando de Souza Alves , Guilherme Carvalho Vieira , Derliane de Oliveira Medeiros , Ioli Ferreira Santiago , Mariana Ruas Fernandes
  • Resumo
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    Jogos digitais e não digitais no ensino colaboram para a aprendizagem de discentes, visto que contribuem para o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como a interpretação e contextualização de assuntos e temas tratados em aula (Andrade, 2017; Antoni; Zalla, 2018; Fermiano, 2005). Todavia, uma parcela dos/as docentes ainda resiste à utilização de jogos como ferramentas de aprendizagem, optando apenas por métodos tradicionais de ensino. Ademais, muitos espaços escolares não possuem uma infraestrutura adequada para o uso de instrumentos digitais em sala de aula (Martins; Maschio, 2014). Dessa forma, esta pesquisa tem o objetivo de refletir acerca dos usos de jogos como recurso didático no ensino de História. Para isso, adotamos a metodologia de revisão de literatura em relação às potencialidades dos jogos como ferramentas de aprendizagem no contexto escolar. Vale ressaltar que o ato de jogar contribui significativamente para a aprendizagem e, com isso, professores/as podem empregar diversos jogos nas aulas de História, entre eles os digitais, os de tabuleiro e o bingo (Silva et al, 2020). Portanto, notamos que, para alunos/as, o uso de jogos em contexto educativo pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma experiência lúdica que incentiva a construção do conhecimento histórico, além de estimular a interação social, tornando a aula mais dinâmica e atrativa. Salientamos, assim, a importância de haver mais investimentos em recursos tecnológicos voltados para a educação. 

     

  • Palavras-chave
  • Jogos didáticos, Ensino de História, Lúdico
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  • Saberes e Práticas Educativas
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