No Brasil, a Lei n° 13.415/2017, conhecida como a Lei da Reforma do Ensino Médio, promoveu mudanças na Educação Básica, principalmente no Ensino Médio. Tal lei aumentou a carga horária, bem como alterou a grade curricular, tornando-a mais flexível, o que causou implicações na educação dos/as estudantes (Brasil, 2017). Assim, este estudo tem por objetivo refletir acerca dos impactos do Novo Ensino Médio na formação dos/as jovens. Para tanto, a metodologia consiste na revisão de literatura em relação à implantação da Lei n° 13.415/2017. Vale sublinhar que essa legislação agravou desigualdades entre o ensino público e o privado, uma vez que dificulta a entrada dos/as alunos/as de instituições públicas no ensino superior (Vicente; Moreira, 2019). Ademais, muitas escolas não possuem uma infraestrutura adequada para o aumento da jornada escolar (Ferretti, 2018; Pestana; Lima, 2019). Em vista disso, verificamos que as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) acarretaram retrocessos educacionais, como a retirada de disciplinas obrigatórias, que eram essenciais para a formação social e crítica dos/as alunos/as, além do aumento da carga horária não condizer com a realidade social de uma parcela dos/as estudantes. Dessa maneira, essas mudanças não representaram uma melhoria na educação, resultando na precarização e na diminuição do acesso ao ensino público de qualidade. Portanto, ressaltamos a necessidade de promover reflexões a respeito das políticas educacionais no contexto brasileiro, a fim de trazer equidade educativa.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)