O presente estudo tem como objetivo relatar as experiências observadas em um espaço urbano natural, lugar que contém materiais capazes de promover a interação das crianças. A problemática norteadora do trabalho visou perceber os estímulos sensoriais em um espaço natural urbano e como estes podem afetar a percepção das crianças neste ambiente. O objetivo foi identificar os estímulos sensoriais presentes no espaço pesquisado.
Conforme Moura (2007) cada indivíduo desde a infância constrói a sua identidade por meio de suas percepções, experiências e sensibilidade, posicionando-se como ser social, e que o nosso corpo, através dos sentidos, permite aprimorar a percepção de mundo, em que a cada imaginação, uma nova experiência é vivida. Louv (2016, p.76) afirma que “[...] onde existimos, onde nosso cotidiano real está estabelecido [...], a imagem, a sensação, o cheiro, e os sons de uma paisagem cercam o indivíduo desde o começo da vida”. Com base nesses autores, reconhece-se que o espaço geográfico com elementos naturais e modificados pelo homem, ou os artificiais podem aguçar os sentidos das crianças.
Sendo assim, ao visitar o Parque Municipal Milton Prates, acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros puderam observar que o ambiente contempla expressiva presença da natureza, que propicia a estimulação dos sentidos e sensações como, por exemplo, quando ocorre o toque da brisa sobre a pele, ela é percebida através das terminações nervosas presentes no corpo, ativando o sentido do tato e proporcionando uma sensação de frescor, suavidade e movimento. A brisa também pode carregar consigo outros estímulos sensoriais, como o cheiro de flores ou o som das folhas das árvores, o que pode estimular outros sentidos como o olfato e a audição. O cantar dos pássaros estimula a audição. As cores das flores, das árvores, o solo com diversas ondulações os quais estimulam a visão. A textura da grama, das pedras, dos troncos das árvores, a areia estimulam o campo sensorial tátil. A venda de alimentos como algodão doce, pipocas são recursos que estimulam os sentidos tanto palativos quanto olfativos e a venda de brinquedos que desperta o interesse visual das crianças, são algumas observações que foram realizadas neste local.
Esse relato de experiência destaca a importância dos espaços urbanos naturais, pois ao explorar esses ambientes ricos em estímulos sensoriais, as crianças têm a oportunidade de vivenciar experiências significativas que contribuem para sua percepção do mundo além de proporcionar oportunidades de exploração e interação nesses espaços. Essa experiência permitiu que nós, enquanto acadêmicos, compreendêssemos que o espaço geográfico urbano/natural propicia experiências significativas na vida das crianças e enquanto formandos precisamos refletir e explorar práticas nestes ambientes que possam estimular os diferentes aspectos sensoriais das crianças.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)