A aquisição da Libras por ouvintes como L2 tem crescido devido à demanda por inclusão. Metodologias ativas surgem como alternativa para melhorar o aprendizado, especialmente em cursos com horários reduzidos. O estudo busca investigar sua eficácia no ensino de Libras como L2, visando estratégias pedagógicas mais efetivas. Legislações brasileiras apoiam o ensino de Libras, porém, cursos frequentemente oferecem apenas conhecimento básico. Metodologias ativas, APB e SAI, são sugeridas. A pesquisa revisa desafios e contribuições das metodologias ativas. Aprender Libras como L2 requer dedicação e sensibilidade cultural. Conclui-se que as metodologias ativas podem melhorar o ensino de Libras, especialmente em cursos com horários limitados, promovendo inclusão e respeito cultural.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)