METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO L2 EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

  • Autor
  • Maria Leidiane Rodrigues Pereira Reis
  • Co-autores
  • Joeli Teixeira Antunes , João Vitor Nascimento de Santana , Simone Rodrigues Luz Lima , Pedro Henrique Soares dos Santos
  • Resumo
  •  

    A aquisição da Libras por ouvintes como L2 tem crescido devido à demanda por inclusão. Metodologias ativas surgem como alternativa para melhorar o aprendizado, especialmente em cursos com horários reduzidos. O estudo busca investigar sua eficácia no ensino de Libras como L2, visando estratégias pedagógicas mais efetivas. Legislações brasileiras apoiam o ensino de Libras, porém, cursos frequentemente oferecem apenas conhecimento básico. Metodologias ativas, APB e SAI, são sugeridas. A pesquisa revisa desafios e contribuições das metodologias ativas. Aprender Libras como L2 requer dedicação e sensibilidade cultural. Conclui-se que as metodologias ativas podem melhorar o ensino de Libras, especialmente em cursos com horários limitados, promovendo inclusão e respeito cultural.

     

  • Palavras-chave
  • Libras. Metodologias Ativas. Ensino. Aprendizagem.
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)