Este trabalho apresenta uma observação em uma aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando entender a dinâmica de trabalho do professor com alunos que não frequentaram a escola regularmente. O objetivo era conhecer essa dinâmica. A observação foi embasada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, destacando a importância da inclusão e igualdade de oportunidades. Durante a aula observada, o tema foi a “Dengue”, abordado adaptadamente à realidade dos alunos. A metodologia incluiu atividades interativas, como um bingo com situações-problema, visando promover autonomia e pensamento crítico. A relação professor-aluno era empática, valorizando o progresso individual dos alunos. A prática destacou uma abordagem centrada no aluno, estimulando a participação ativa e o pensamento crítico.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)