PERCEPÇÕES DE DIRETORES ESCOLARES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Luciana de Oliveira Neto
  • Resumo
  • A pesquisa em curso objetiva analisar a implementação do Novo Ensino Médio (NEM), Lei Federal Nº 13.415/2017,  com foco na percepção de diretores escolares sobre esta reforma educacional. O estudo justifica-se em função da atualidade do tema e da incipiência de investigações que tomam como objeto de análises as percepções de diretores escolares sobre o NEM. Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo de natureza quanti-qualitativa que emprega como procedimentos técnicos o estudo bibliográfico, a análise documental e a aplicação de questionários eletrônicos para diretores escolares de escolas públicas estaduais situadas na jurisdição da 12ª Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, no Norte de Minas. Dados parciais obtidos a partir de estudo bibliográfico revelam problemas na implementação da reforma como: despreparo dos docentes para lidar com a nova proposta curricular, limitações na estrutura das escolas para atender as mudanças propostas, desigualdades na oferta de itinerários formativos aos estudantes, entre outros. Outrossim, assinalam a ausência de debate com a sociedade para aprovação do NEM e a primazia de empresários na reforma em questão. (Carrano, 2017; Quadros e Krawczyk, 2019; Anped, 2023; Emancipa, 2023).  Acerca da percepção de diretores escolares, um estudo da Unesco (2024), realizado em 18 mil escolas,  revela que 66% dos gestores estão insatisfeitos com as mudanças desencadeadas pelo NEM.  Conforme 74% dos gestores pesquisados, a formação continuada é o principal desafio para implementação da reforma. A adequação de infraestrutura escolar é indicada como um desafio por 67% dos gestores, enquanto 62% citam os itinerários.

  • Palavras-chave
  • Ensino médio, reforma educacional, diretores escolares
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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