A pesquisa em curso objetiva analisar a implementação do Novo Ensino Médio (NEM), Lei Federal Nº 13.415/2017, com foco na percepção de diretores escolares sobre esta reforma educacional. O estudo justifica-se em função da atualidade do tema e da incipiência de investigações que tomam como objeto de análises as percepções de diretores escolares sobre o NEM. Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo de natureza quanti-qualitativa que emprega como procedimentos técnicos o estudo bibliográfico, a análise documental e a aplicação de questionários eletrônicos para diretores escolares de escolas públicas estaduais situadas na jurisdição da 12ª Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, no Norte de Minas. Dados parciais obtidos a partir de estudo bibliográfico revelam problemas na implementação da reforma como: despreparo dos docentes para lidar com a nova proposta curricular, limitações na estrutura das escolas para atender as mudanças propostas, desigualdades na oferta de itinerários formativos aos estudantes, entre outros. Outrossim, assinalam a ausência de debate com a sociedade para aprovação do NEM e a primazia de empresários na reforma em questão. (Carrano, 2017; Quadros e Krawczyk, 2019; Anped, 2023; Emancipa, 2023). Acerca da percepção de diretores escolares, um estudo da Unesco (2024), realizado em 18 mil escolas, revela que 66% dos gestores estão insatisfeitos com as mudanças desencadeadas pelo NEM. Conforme 74% dos gestores pesquisados, a formação continuada é o principal desafio para implementação da reforma. A adequação de infraestrutura escolar é indicada como um desafio por 67% dos gestores, enquanto 62% citam os itinerários.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)