ENSINO DE GEOGRAFIA E A IMPORT NCIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

  • Autor
  • Railma Aparecida Santos
  • Co-autores
  • Joao Vitor Ferreira dos Santos , Bruno Jesus do Nascimnto , Adalberto Vinícius Fernandes
  • Resumo
  • O sistema educacional brasileiro, do ponto de vista de homogeneização dos currículos a nível nacional, superestima os pressupostos de conteúdo, ignorando as particularidades dos alunos, e da Escola do Campo. Neste estudo, propomos discutir a importância da educação do campo para o desenvolvimento do país e oferecer abordagens pedagógicas que refletem a vida camponesa. O estudo fundamenta-se na revisão da literatura científica. A importância do sistema educacional e da Educação do Campo, em conjunto com o ensino de Geografia, reside na sua capacidade de desafiar estereótipos e promover a inserção crítica e contra-hegemônica dos habitantes rurais, rompendo barreiras sociais e redefinindo as práticas de ensino para (re) discutir o espaço rural brasileiro.

  • Palavras-chave
  • Escola do campo; Educação do campo; Ensino de Geografia
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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