O sistema educacional brasileiro, do ponto de vista de homogeneização dos currículos a nível nacional, superestima os pressupostos de conteúdo, ignorando as particularidades dos alunos, e da Escola do Campo. Neste estudo, propomos discutir a importância da educação do campo para o desenvolvimento do país e oferecer abordagens pedagógicas que refletem a vida camponesa. O estudo fundamenta-se na revisão da literatura científica. A importância do sistema educacional e da Educação do Campo, em conjunto com o ensino de Geografia, reside na sua capacidade de desafiar estereótipos e promover a inserção crítica e contra-hegemônica dos habitantes rurais, rompendo barreiras sociais e redefinindo as práticas de ensino para (re) discutir o espaço rural brasileiro.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)