O presente trabalho se concentra na problemática da LGBTfobia na educação escolar básica brasileira, tendo em vista que os espaços escolares comumente geram insegurança, constrangimento, violência e assédio contra estudantes LGBT+ - lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e outras possibilidades de identidade de gênero e orientação sexual (ABGLT, 2016). Inspirados na interpelação recente de Judith Butler sobre “quem tem medo do gênero?” (2024), o estudo objetiva analisar como teoricamente a LGBTfobia e os sujeitos LGBT+ são pensados no ambiente escolar público de nosso país. O trabalho se mostra relevante pois, à luz dos Direitos Humanos e das reivindicações dos movimentos das dissidências sexuais e de gênero, intenta desnaturalizar e tirar do silêncio questões como corpo, família, ensino, pedagogia e discriminação, contribuindo para o enfrentamento deste último. Do ponto de vista metodológico o estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, envolvendo como procedimento técnico uma revisão bibliográfica a partir da busca das palavras-chave “gênero”, “educação” e “LGBTfobia” no catálogo de teses e dissertações da Capes, nas plataformas SciELO e Google Scholar. O estudo se pauta nas perspectivas (pós) críticas de educação e nas epistemologias feministas e queer sobre as diferenças (Butler, 2017; Crenshaw, 2002; Freire, 2021; hooks, 2017). Dados parciais revelam, por um lado, a pouca reflexão sobre os reflexos do neoconservadorismo na LGBTfobia na/da escola e, por outro, o necessário investimento sobre como enfrentar e resistir a tal fenômeno.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)