REFLEXÕES ACERCA DA DOCÊNCIA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (ANOS FINAIS)

  • Autor
  • Roberta Carvalho Santana
  • Co-autores
  • Ana Vitória Caldeira Versiani , Maria Clara Vieira Veloso , Danielle Ferreira de Souza
  • Resumo
  • REFLEXÕES ACERCA DA DOCÊNCIA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (ANOS FINAIS)

     

    Ana Vitória Caldeira Versiani

    Unimontes

    anavcversiani@gmail.com

    Maria Clara Vieira Veloso

    Unimontes

    claraveloso604@gmail.com

    Roberta Carvalho Santana

    Unimontes

    robertacarvalhosantana21@gmail.com

    Danielle Ferreira de Souza

    Unimontes

    danielle.ferreira@unimontes.br

    Eixo: Saberes e Práticas Educativas

    Palavras-chave: Relatório de Estágio Supervisionado; Ensino Fundamental; Língua Inglesa.

     

    Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    O presente relato faz referência a uma experiência de estágio observatório de três acadêmicas do 5º período do curso de Letras Inglês da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. A observação foi realizada em turmas do ensino fundamental II (anos finais) em uma instituição de ensino de rede privada na cidade de Montes Claros - Minas Gerais. Nesse sentido, esse relato justifica-se por trazer a experiência de uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades referentes à prática docente para futuras profissionais da área. 

     

    Problema norteador e objetivos

    A experiência parte da necessidade de analisar o ensino da língua inglesa em uma escola particular. Esse estágio teve como objetivo geral observar a prática no ensino de inglês e como objetivos específicos proporcionar uma experiência de observação sobre a prática e vivenciar o ensino de inglês na escola da rede privada nos anos finais. 

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Esse estágio foi composto por uma carga horária de quarenta (40) horas de observação em sala de aula e dez (10) horas de caracterização da instituição escolar. 

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    A fundamentação teórica da prática de ensino foi sustentada tanto Base Nacional Comum Curricular (BNCC), suas competências, habilidades e eixos relacionados ao funcionamento do ensino da língua inglesa no ensino fundamental, e alguns autores, como Celce-Murcia (2001), que discorre os métodos de ensino e o aprendizado do inglês.

     

    Resultados da prática 

    Ao longo do estágio as acadêmicas tiveram a oportunidade de estar em contato com o ensino de forma prática, possibilitando que fizessem uma associação da realidade da escola observada com as questões e teorias que foram trabalhadas durante outros períodos da graduação. Nesse viés, foi possível compreender a importância do estágio na formação docente, visto que, o mesmo permitiu uma ampliação da formação crítica. 

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    Essa experiência de estágio é relevante no que diz respeito à educação e sua relação com o ensino e aprendizagem de língua inglesa de estudantes em uma escola privada da cidade de Montes Claros, tendo em vista que foi permitido às futuras professoras de inglês debater acerca da forma como a Língua Inglesa tem sido trabalhada e também possibilitando-as refletir sobre metodologias e abordagens para o ensino de inglês como uma língua franca de forma eficaz.

     

    Considerações finais

     

    Dessa forma, essa experiência possibilitou uma análise do ambiente escolar e uma auto análise que nos ajudará a formar nosso perfil profissional. Portanto, as observações realizadas no estágio permitiram tanto um avanço na formação profissional das estudantes quanto uma reflexão sobre a estrutura de ensino de inglês de uma instituição de rede particular.

     

    Referências

     

    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

     

    LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005.

     

    CELCE-MURCIA, Marianne (ed.). Teaching English as a Second or Foreign Language. United States of America: Heinle, Cengage Learning, 2001.

  • Palavras-chave
  • Relatório de Estágio Supervisionado, Ensino Fundamental, Língua Inglesa.
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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