O estudo em curso objetiva analisar o alcance das políticas afirmativas na formação inicial de professores com foco na legislação que versa sobre educação das relações étnico-raciais (Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08). A implementação de tais políticas de Estado, que visam reparações, reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros e indígenas brasileiros, “depende necessariamente de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas favoráveis para o ensino e para aprendizagens”. Depende, igualmente, “da reeducação das relações” entre pessoas de distintos grupos étnico-raciais, então designada como relações étnico-raciais. (Brasil, 2005, p.13). O que inspira e justifica a pesquisa é o interesse pelo tema e sua atualidade, bem como a necessidade de contribuir com a reflexão acerca da aplicação desta legislação nos currículos das licenciaturas. Os caminhos metodológicos estão assentes numa perspectiva de natureza qualitativa. Como procedimentos técnicos serão utilizados a revisão bibliográfica, a análise documental, a aplicação de questionários e realização de entrevistas com licenciandos e docentes dos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano-Campus Posse. Estudos que tratam da temática no Brasil, entre os quais destacamos o trabalho de Gomes (2003) e Coelho (2018), dão conta que a educação para relações étnico-raciais não tem sido tratada com a devida atenção nos processos formativos de professores. Outrossim, destacam a relevância de pesquisas que possam contribuir com o debate neste âmbito.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)