A Educação das relações étnico-raciais na formação inicial de professores

  • Autor
  • Renata Cardoso Oliveira
  • Co-autores
  • Mônica Maria Teixeira Amorim
  • Resumo
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    O estudo em curso objetiva analisar o alcance das políticas afirmativas na formação inicial de professores com foco na legislação que versa sobre educação das relações étnico-raciais (Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08). A implementação de tais políticas de Estado, que visam reparações, reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros e indígenas brasileiros,  “depende necessariamente de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas favoráveis para o ensino e para aprendizagens”. Depende, igualmente, “da reeducação das relações” entre pessoas de distintos grupos étnico-raciais, então designada como relações étnico-raciais. (Brasil, 2005, p.13). O que inspira e justifica a pesquisa é o interesse pelo tema e sua atualidade, bem como a necessidade de contribuir com a reflexão acerca da aplicação desta legislação nos currículos das licenciaturas. Os caminhos metodológicos estão assentes numa perspectiva de natureza qualitativa. Como procedimentos técnicos serão utilizados a revisão bibliográfica, a análise documental, a aplicação de questionários e realização de entrevistas com licenciandos e docentes dos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano-Campus Posse. Estudos que tratam da temática no Brasil, entre os quais destacamos o trabalho de Gomes (2003) e Coelho (2018), dão conta que a educação para relações étnico-raciais não tem sido tratada com a devida atenção nos processos formativos de professores. Outrossim, destacam a relevância de pesquisas que possam contribuir com o debate neste âmbito.

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Relações étnico-raciais; Formação docente; Currículo
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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