TECENDO PONTES: “ÚRSULA” DE MARIA FIRMINA DOS REIS E A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E RAÇA ENTRE PASSADO E PRESENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA

  • Autor
  • Anabele Cristine Lisboa Santos
  • Resumo
  •  

    A presente pesquisa justifica-se na necessidade de inserir as temáticas de gênero e etnia na educação básica, adotando uma abordagem crítica e reflexiva, em consonância com os objetivos da Lei 10.639, que preconiza o ensino de história e cultura afro-brasileira. Por meio da análise do romance "Úrsula" (1859), de Maria Firmina dos Reis,  pretende-se explorar as possibilidades desta como ferramenta pedagógica articulando um debate crítico em torno das permanências e rupturas da sociedade do século XIX, especialmente no que diz respeito às relações com a sociedade atual, além de instigar a inclusão da literatura feminina no currículo escolar. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como fundamento uma abordagem decolonial, visando desconstruir narrativas dominantes e hegemônicas no que tange questões de gênero e étnico-raciais. A metodologia envolverá análise textual, revisão bibliográfica e um estudo de caso na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, onde o romance será utilizado como ferramenta pedagógica. Serão explorados os aspectos sociais, culturais e literários da obra, considerando seu contexto de produção e suas repercussões no período de publicação. Espera-se que este estudo contribua para uma prática educativa que prioriza a construção de conhecimento crítico, engajado e emancipatório.

  • Palavras-chave
  • ensino, gênero, etnia, literatura
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)