A presente pesquisa justifica-se na necessidade de inserir as temáticas de gênero e etnia na educação básica, adotando uma abordagem crítica e reflexiva, em consonância com os objetivos da Lei 10.639, que preconiza o ensino de história e cultura afro-brasileira. Por meio da análise do romance "Úrsula" (1859), de Maria Firmina dos Reis, pretende-se explorar as possibilidades desta como ferramenta pedagógica articulando um debate crítico em torno das permanências e rupturas da sociedade do século XIX, especialmente no que diz respeito às relações com a sociedade atual, além de instigar a inclusão da literatura feminina no currículo escolar. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como fundamento uma abordagem decolonial, visando desconstruir narrativas dominantes e hegemônicas no que tange questões de gênero e étnico-raciais. A metodologia envolverá análise textual, revisão bibliográfica e um estudo de caso na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, onde o romance será utilizado como ferramenta pedagógica. Serão explorados os aspectos sociais, culturais e literários da obra, considerando seu contexto de produção e suas repercussões no período de publicação. Espera-se que este estudo contribua para uma prática educativa que prioriza a construção de conhecimento crítico, engajado e emancipatório.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)