A LITERATURA NA FORMAÇÃO DOCENTE: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS NAS DÉCADAS 60, 70 E 80

  • Autor
  • Jheniffer Ranielle Silva Fiuza
  • Co-autores
  • Geisa Magela Veloso
  • Resumo
  •  

    Resumo simples

    O projeto de pesquisa se insere no campo dos multiletramentos e tem como temática a literatura na formação de professores. Como problema de pesquisa definiu-se o seguinte questionamento: nas décadas de 1960, 1970 e 1980, no processo de formação de professores, a literatura se constituiu em experiência estética com a linguagem, para ampliar referências culturais e promover o seu desenvolvimento humano e profissional? A realização da pesquisa se justifica pela possibilidade de retomar memórias de professoras que atuaram na segunda metade do século passado, para compreender o lugar e a presença da literatura na formação docente no norte de Minas Gerais. A pesquisa também pode orientar políticas públicas de formação de professores no momento presente. O objetivo é analisar a presença da literatura nos processos de formação de professores, discutindo o modo como este gênero textual constituiu os saberes e os fazeres docentes, em diferentes temporalidades. A base teórica será fundamentada em Kramer (2001), ao repensar o modo como as experiências do passado constituem o processo de fazer história, sendo que, pelas narrações e relatos, as professoras rememoram suas práticas de leitura literária, durante a formação. Abreu (2006, p. 82) considera que: “A literatura promove o aprimoramento da intelectualidade, o desenvolvimento de um sentido ético e um olhar mais aguçado sobre a realidade”. Cosson e Lucena (2022, p. 10) afirmam que: “É preciso compreender que o letramento literário é o processo de construção simbólica do mundo e do sujeito por meio das palavras”, entre outros. O estudo será desenvolvido por abordagem de natureza qualitativa, pautada em pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas para quinze professores que atuaram nas décadas citadas, em instituições públicas do município de Montes Claros-MG. O estudo em questão ainda não possui resultados parciais, contudo nos orientamos pela hipótese de que a experiência com os poemas, as histórias e narrações é fundamental para a formação humana e, portanto, para a formação dos professores. Ainda tomamos como hipótese que a leitura literária de distintas gerações apresenta características comuns e também dissonantes, relacionadas ao tempo histórico em que as professoras viveram.

     

  • Palavras-chave
  • Literatura, formação docente, leitura.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

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Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)