CURSO DE PEDAGOGIA: ORGANIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS DOS SEUS EGRESSOS (UNIMONTES)

  • Autor
  • ELIANA DE FREITAS SOARES
  • Co-autores
  • Cláudia Aparecida Ferreira Machado , Zulma Ferreira de Souza , Cláudia Soares de Oliveira Braga , José Carlos Rodrigues Júnior , Ricardo Rovilson da Silva
  • Resumo
  •  

    Muito se tem falado da responsabilidade social da instituição de ensino na contemporaneidade. Como o curso trouxe impacto para a vida do seu egresso. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresenta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), a necessidade de acompanhar.  O objetivo geral desse projeto de pesquisa é identificar as características sóciodemográficas do egresso do curso de Pedagogia da Unimontes desde a década de 60 até 2022. E tem como problema: quais as características sóciodemográficas e percepções dos egressos do curso de Pedagogia da Unimontes? Alguns estudos trazem como foco a participação dos egressos para ajudar na tomada de futuras decisões para o curso e instituição, como Silva e Figueiredo (2020) e Soares (2023) afirma que estudos com egressos ajudam a conhecer o que o curso tem contribuído para a formação humanística e profissional. A abordagem mista foi adotada como metodologia, adotando-se o e-mail, o contato telefônico, a ficha de matrícula, entre outros, para organizar as informações necessárias para o banco de dados. A análise será estatística descritiva e textual discursiva. Enquanto resultados parciais, dados da secretaria geral indicam que o curso de Pedagogia tem o quantitativo de 7459 egressos até 2023, contando da sede e dos campi. Até o momento, conseguiu-se o total de 2184 egressos. A dificuldade maior está em identificar os dados das primeiras turmas até a década de 2000 no campus sede, pois não estão informatizados. As fichas de matrículas das primeiras turmas demandam cuidados maiores, devido ao seu tempo e local de conservação. Ter esses dados registrados é recuperar fatos históricos e resguardar a memória do curso que neste ano completou 60 anos.

     

  • Palavras-chave
  • Egressos. Pedagogia. Unimontes
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)