O presente trabalho apresenta dados da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História, em nível de Mestrado, da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, o qual objetiva analisar as peculiaridades da educação escolar quilombola, com ênfase nas escolas fora dos territórios tradicionais, as ditas escolas regulares, não institucionalizadas como escolas quilombolas, mas que recebem estudantes advindos dos quilombos. Em específico será analisada a Escola Estadual Cristino Alves de Jesus, situada no município mineiro de São João da Lagoa. Em observância à Resolução CNE/CEB nº 08 de novembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, analisar-se-á a dinâmica social escolar e as interpretações acerca das fragilidades do sistema educacional, que aludem às reproduções sociais, que não privilegiam grupos minoritários. Os autores selecionados para essa pesquisa serão o sociólogo francês Pierre Bourdieu, por seus estudos sobre a reprodução das estruturas sociais nas instituições escolares francesas, bem como os conceitos de campo e capital simbólico. Para abordar o Movimento Negro Educador e o processo de construção das normatizações sobre a educação escolar quilombola utilizar-se-á as produções da pedagoga Nilma Lino Gomes. Para fortalecer a discussão sobre currículo escolar, serão abordadas as obras de Miguel Arroyo. A História Oral será utilizada como instrumento metodológico, concomitante com a análise das bibliografias pertinentes. As percepções dos sujeitos envolvidos no processo educacional serão mapeadas com a finalidade de compreender a maneira como as reproduções sociais tomam forma e de que modo o aparato legal tenta promover a reptura com tais categorizações.
Referências
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, 2014.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília: MEC/CNE: 2012.
GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Curitiba, v. 33, n. 120, p. 727-744, jul/set. 2012.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
SILVA, Givânia Maria da. (Org.) Educação quilombola: territorialidade, saberes e as lutas por direitos. São Paulo: Jandaíra, 2021.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)