A LEI 10.639/03 E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO COMPONENTE CURRICULAR ARTE DOS ANOS FINAIS ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MONTES CLAROS-MG: UMA PROPOSTA DE PESQUISA

  • Autor
  • Elizabeth Alves Meira Santos
  • Co-autores
  • Raiana Maciel do Carmo
  • Resumo
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    Este trabalho contempla uma proposta de pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes, cujo foco é o planejamento e prática docente no ensino de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental na perspectiva  da  Lei 10.639/03. Essa investigação justifica-se, sobretudo, pela necessidade de fomentar discussões mais aprofundadas sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar, uma vez que a exclusão das contribuições deixadas pelos povos negros e seus descendentes para a educação brasileira faz realçar problemas como a discriminação, o preconceito e o racismo. Partindo dessa perspectiva, essa pesquisa apresenta o seguinte problema de pesquisa:  De que maneira a Lei 10.639/03 é evidenciada no trabalho docente dos professores especialistas em Arte das séries finais do ensino fundamental das escolas municipais de Montes Claros - MG? Essa proposta de pesquisa tem como objetivo geral compreender a maneira como a Lei 10.639/03 é evidenciada no trabalho docente desses professores(as) especialistas  em Arte das séries finais do ensino fundamental  das escolas municipais de Montes Claros - MG. Esse trabalho tem seu fundamento nas bases epistemológicas da área da Educação e utiliza as lentes interpretativas do pensamento decolonial, e direciona suas discussões para os seguintes eixos temáticos:  Diversidade Cultural na educação básica, a Educação para as Relações Étnico-raciais no componente curricular Arte e o racismo no ambiente escolar. O Universo da investigação contemplará os/as docentes de Arte dos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais de Montes Claros-MG. A metodologia terá uma quantitativa mista tendo como procedimentos a serem utilizados: 1. A pesquisa bibliográfica em livros, artigos, dissertações, teses e trabalhos de anais de eventos.2. A pesquisa documental contemplará legislações e demais documentos normativos. 3. A pesquisa de levantamento terá como instrumento de coleta de informações o questionário autoadministrado via internet, o qual será realizado com os/ professores/as de Arte.   Tendo em vista que essa comunicação trata-se  da apresentação de um projeto de pesquisa, ainda não serão apresentados resultados e conclusões.

     

  • Palavras-chave
  • Componente Curricular Arte; Escolas Municipais, Ensino Fundamental, Lei 10/639/03
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)