Este trabalho contempla uma proposta de pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes, cujo foco é o planejamento e prática docente no ensino de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental na perspectiva da Lei 10.639/03. Essa investigação justifica-se, sobretudo, pela necessidade de fomentar discussões mais aprofundadas sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar, uma vez que a exclusão das contribuições deixadas pelos povos negros e seus descendentes para a educação brasileira faz realçar problemas como a discriminação, o preconceito e o racismo. Partindo dessa perspectiva, essa pesquisa apresenta o seguinte problema de pesquisa: De que maneira a Lei 10.639/03 é evidenciada no trabalho docente dos professores especialistas em Arte das séries finais do ensino fundamental das escolas municipais de Montes Claros - MG? Essa proposta de pesquisa tem como objetivo geral compreender a maneira como a Lei 10.639/03 é evidenciada no trabalho docente desses professores(as) especialistas em Arte das séries finais do ensino fundamental das escolas municipais de Montes Claros - MG. Esse trabalho tem seu fundamento nas bases epistemológicas da área da Educação e utiliza as lentes interpretativas do pensamento decolonial, e direciona suas discussões para os seguintes eixos temáticos: Diversidade Cultural na educação básica, a Educação para as Relações Étnico-raciais no componente curricular Arte e o racismo no ambiente escolar. O Universo da investigação contemplará os/as docentes de Arte dos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais de Montes Claros-MG. A metodologia terá uma quantitativa mista tendo como procedimentos a serem utilizados: 1. A pesquisa bibliográfica em livros, artigos, dissertações, teses e trabalhos de anais de eventos.2. A pesquisa documental contemplará legislações e demais documentos normativos. 3. A pesquisa de levantamento terá como instrumento de coleta de informações o questionário autoadministrado via internet, o qual será realizado com os/ professores/as de Arte. Tendo em vista que essa comunicação trata-se da apresentação de um projeto de pesquisa, ainda não serão apresentados resultados e conclusões.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)