DESAFIOS ENFRENTADOS POR SURDOS FILHOS DE PAIS OUVINTES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS

  • Autor
  • Débora Anísia Gonçalves Durães
  • Co-autores
  • Amanda Silva Santos , Marcio Jean Fialho de Sousa
  • Resumo
  • A comunicação é de extrema importância para o ser humano conviver em sociedade e para os surdos a forma de comunicar-se é através da língua de sinais. Por meio dela, as pessoas se desenvolvem, adquirem identidade e se reconhecem com a cultura da comunidade surda. À vista disso, este trabalho é bastante pertinente e se justifica pela observação da falta de conhecimento, interesse e/ou dificuldade dos pais em aprender a língua de sinais, dessa forma as crianças chegam com esse atraso no ambiente escolar e tem uma aquisição tardia da língua de sinais, o que provoca prejuízo em todos os estágios da vida. Para tal propósito, propõe-se o seguinte problema: de que maneira os familiares de surdos podem contribuir para que estes sujeitos tenham acesso à sua língua materna desde os primeiros anos de vida para evitar prejuízos no desenvolvimento? Por esse motivo, tem-se por objetivo: analisar as dificuldades que o surdo, filho de pais ouvintes, enfrenta durante o processo de aquisição da língua de sinais, já que alguns familiares ouvintes desconhecem ou até mesmo se negam a aceitar que proporcionando a vivência de seus filhos com seus pares surdos em contato com a Língua Brasileira de Sinais – Libras, desde os primeiros anos de vida, contribuirá para que eles adquiram identidade e protagonismo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura baseada nas autoras Shirley Vilhalva (2009), Karin Strobel (2018), Ronice Müller e Lodenir Karnoop (2007), abordando a temática da aquisição da língua de sinais como forma de expressão e comunicação das pessoas surdas, bem como os desafios e atrasos que elas enfrentam no ambiente familiar ouvinte. Portanto, em concordância com o eixo temático proposto, é de extrema relevância que a família proporcione a vivência na língua de sinais ao seu filho surdo desde os primeiros anos de vida com seus pares e no ambiente escolar, como também a escola e profissionais preparem-se para incluir este aluno de forma que ele não tenha prejuízos de linguagem e consiga se desenvolver por completo.

  • Palavras-chave
  • Surdos, Pais ouvintes, Língua de sinais
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  • Educação e Diversidade
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