A comunicação é de extrema importância para o ser humano conviver em sociedade e para os surdos a forma de comunicar-se é através da língua de sinais. Por meio dela, as pessoas se desenvolvem, adquirem identidade e se reconhecem com a cultura da comunidade surda. À vista disso, este trabalho é bastante pertinente e se justifica pela observação da falta de conhecimento, interesse e/ou dificuldade dos pais em aprender a língua de sinais, dessa forma as crianças chegam com esse atraso no ambiente escolar e tem uma aquisição tardia da língua de sinais, o que provoca prejuízo em todos os estágios da vida. Para tal propósito, propõe-se o seguinte problema: de que maneira os familiares de surdos podem contribuir para que estes sujeitos tenham acesso à sua língua materna desde os primeiros anos de vida para evitar prejuízos no desenvolvimento? Por esse motivo, tem-se por objetivo: analisar as dificuldades que o surdo, filho de pais ouvintes, enfrenta durante o processo de aquisição da língua de sinais, já que alguns familiares ouvintes desconhecem ou até mesmo se negam a aceitar que proporcionando a vivência de seus filhos com seus pares surdos em contato com a Língua Brasileira de Sinais – Libras, desde os primeiros anos de vida, contribuirá para que eles adquiram identidade e protagonismo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura baseada nas autoras Shirley Vilhalva (2009), Karin Strobel (2018), Ronice Müller e Lodenir Karnoop (2007), abordando a temática da aquisição da língua de sinais como forma de expressão e comunicação das pessoas surdas, bem como os desafios e atrasos que elas enfrentam no ambiente familiar ouvinte. Portanto, em concordância com o eixo temático proposto, é de extrema relevância que a família proporcione a vivência na língua de sinais ao seu filho surdo desde os primeiros anos de vida com seus pares e no ambiente escolar, como também a escola e profissionais preparem-se para incluir este aluno de forma que ele não tenha prejuízos de linguagem e consiga se desenvolver por completo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)